segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fim do sonho...




Deu tudo errado ontem, no Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana, região Norte do Paraná. A começar pela escalação do técnico Carlos Nunes, do Foz do Iguaçu Futebol Clube.


Confesso que esquema tático não é meu forte no futebol, apenas analiso a partida como um todo. Mas não precisa ser gênio para saber que colocando três volantes no meio campo, o time ficará muito defensivo. Foi o que fez Nunes ao escalar Amaral no lugar do meia-atacante Brito.


Mas, calma lá, o time não dizia ao longo da semana que jogaria buscando a vitória? Pois é, dizia.


O fato de precisar apenas de um empate para se classificar à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de 2011 fez com que o treinador armasse um Foz Futebol Clube bastante defensivo. Tomou o primeiro gol aos 36 minutos do primeiro tempo, anotado por Daniel Marques, aí a casa caiu. Logo em seguida, o zagueiro Mário - que entrara no lugar de Índio, machucado - foi expulso, complicando todo o sistema tático montado pelo técnico.


Na segunda etapa, a maionese desandou de vez, como dizem. O Foz, jogando de maneira completamente apática, tomou outros três gols, marcados por Rogerinho, de pênalti; Warley e Paulo Sérgio. Placar final: Roma de Apucarana 4 x 0 Foz Futebol Clube.


A vitória deu o título da Segunda Divisão ao time apucaranense, chegando a 21 pontos. Quem sobe junto com o Roma, é o Arapongas. Jogando em casa, a equipe da Cidade dos Pássaros não deixou escapar a oportunidade de subir e derrotou o São José por 2 a 0. No outro jogo da rodada, simplesmente não aconteceu, pois o ônibus que levava o Sport/Campo Mourão até Londrina, para o jogo contra a Portuguesa Londrinense, quebrou no meio do caminho e o time mourãoense não chegou ao Estádio do Café, perdendo por W.O.


O Foz Futebol Clube cai de primeiro para terceiro lugar, com os mesmos 19 pontos. Em 2011 terá que jogar novamente a Segunda Divisão, contra equipes como Londrina, Nacional de Rolândia, Serrano de Prudentópolis, entre outras. Não se sabe ainda quem irá administrar o time daqui pra frente. Arif Osman, diretor financeiro, deixou uma dúvida no ar. Em entrevista à Rádio Cultura, de Foz do Iguaçu, Arif desejou "boa sorte" à próxima pessoa que comandar o futebol do Foz. Disse ainda que sentará esta semana, junto com o presidente Loiri Dalla Corte, para resolver o futuro da equipe.


O Foz não perdeu a classificação na última rodada. Perdeu para si mesmo em outros jogos, como contra o São José, quando teve dois jogadores expulsos (Brito e Emerson Novick) por brigarem entre si.


A mudança no esporte iguaçuense, falando de um modo geral, pois o futsal também está decepcionando, terá que ser drástica. Enquanto o Foz FC não tiver categorias de base, próprias do clube (não essas parcerias furadas que faz com o ABC, entrando apenas com o nome), o futebol profissional não vai pra frente. São atletas formados em casa que fazem a diferença, ao lado de alguns contratados, lógico, porque não tem como fugir disso.


Ao Arif e ao Lóli, que eles possam esfriar a cabeça, descansar (afinal, a temporada foi difícil) e refletir sobre o que fazer daqui pra frente. Se eles acham que não dá mais para continuar, tudo bem, basta passar para quem queira assumir e pronto. Se não tiver quem assuma, paciência. Só lamento o modo como o esporte de Foz, aos poucos, vai sucumbindo, sem podermos fazer nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário