domingo, 11 de setembro de 2011

A volta do basquete brasileiro


O basquete brasileiro masculino voltou a emocionar.


Após 15 anos, desde Atlanta-96, a seleção masculina retornou a uma Olimpíada.


Foi neste sábado (10), ao derrotar a República Dominicana por 83 a 76, no ginásio Ilhas Malvinas, em Mar del Plata (Argentina), onde está sendo disputado o Pré-Olímpico. Os dominicanos, aliás, foram os únicos a derrotar os brasileiros no torneio, ainda na primeira fase.


Agora, o Brasil decidirá o título contra os donos da casa, a Argentina, neste domingo (11), às 21h15. Mas nem precisava. O título maior foi a conquista da vaga olímpica, entalada na garganta desde Sidney 2000. Depois disso, vieram as Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008. Nada do time masculino de basquete.


Muito da vaga se deve ao técnico - argentino - Rúben Magnano.


Magnano foi o comandante da Argentina no vice-campeonato mundial, em 2002 e campeão olímpico dois anos depois, na Grécia. Chegou ao Brasil substituindo o espanhol Moncho Monsalve, em 2009. Já no Mundial de 2010 houve uma evolução percebida pela mídia. Jogou de igual para igual com os EUA e a Argentina, por quem foi eliminado. Um ano depois, a consagração.


E sem a presença dos medalhões da NBA, Leandrinho e Nenê. Anderson Varejão até se apresentou ao grupo, mas lesionado, não pôde jogar. Ele disputou, tanto a Copa América de 2009, quanto o Mundial de 2010, em Istambu.


Cada jogador teve sua importância nessa classificação. Resta esperar por Londres em 2012 e ter a certeza de que veremos grandes partidas do basquete brasileiro, sem se acanhar diante de adversários mais fortes.

Fotos: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário