Com a classificação do Uruguai na noite desta quarta-feira (20/11), a Copa do Mundo de 2014 terá, pela segunda edição consecutiva, todos os campeões mundiais garantidos no torneio. O sorteio dos grupos que vai definir os confrontos, com seus locais e horários marcados, acontece no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia.
As 32 seleções ficaram assim definidas, por continente:
América do Sul: Brasil (país-sede), Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: EUA, Honduras, Costa Rica e México.
África: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.
Ásia: Irã, Japão, Coreia do Sul e Austrália (sim, Austrália fica na Oceania, mas sua seleção agora é filiada à federação asiática).
Europa: Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, Bósnia-Herzegovina, Bélgica, Rússia, Holanda, Inglaterra, Portugal, França, Croácia e Grécia.
Os favoritos ao título são quase os mesmos apontados a cada nova Copa do Mundo, pela crônica esportiva internacional. Obviamente o Brasil, pela tradição e, principalmente, por jogar em casa e com o apoio da torcida. A atual campeã, Espanha, além de Alemanha, Itália (que não vive uma boa fase, mas merece respeito) e Argentina.
Quanto aos azarões, esses tem aos montes. Apenas uma seleção vai estrear em Copas do Mundo desta vez, é a Bósnia-Herzegovina, que participará pela primeira vez como nação independente.
Agora é só aguardar o sorteio dos grupos, onde os cabeças de chave são Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Uruguai, Colômbia, Bélgica e Suíça. Depois, é aguentar até o dia 12 de junho de 2014, data da partida de abertura do principal torneio de futebol do planeta. Enquanto isso, ficamos na torcida para que os estádios, que custaram fortunas, fiquem prontos a tempo. Além, claro, de outras obras necessárias, como transporte, aeroportos, planejamento urbano nos arredores dos estádios, segurança, hospedagem e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário