quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fusão dos times de futsal está fora de cogitação



A união dos dois times de futsal de Foz do Iguaçu está descartada.

Existem duas possibilidades para o Campeonato Paranaense da Série Ouro de 2014.

A participação de Foz Cataratas e Foz Futsal de maneira independente ou a desistência de um deles.

E caso isso ocorra, o desistente seria o tricampeão paranaense Foz Futsal, equipe no momento com menos recursos financeiros.

O Foz Cataratas conta com alguns patrocínios importantes, entre eles a Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, Itaipu Binacional e o plano de saúde Itamed. 

O técnico Luciano Santos está mantido no time, que muito provavelmente será o representante da cidade na segunda edição da Copa Cataratas de futsal.

Juntar os clubes, formando apenas uma agremiação no estadual, é uma ideia que vem desde o início de 2013, quando a cidade voltou a ter dois times no Paranaense, com a subida do Foz Futsal pela Série Prata.

Novas conversas deverão ocorrer entre a Secretaria de Esportes e os clubes, mas fontes garantem que o acordo para a união não será selado.

Aguardemos os próximos capítulos.

Foto: Divulgação Futsal na Web

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Calendário da incoerência



Já faz alguns anos que a Federação Paranaense de Futebol (FPF) encerrou a Copa Paraná.

O torneio era disputado pelas equipes do interior que estivessem na Primeira Divisão estadual.

Em algumas edições, clubes da capital mandavam equipes sub-23, elevando o nível do torneio.

Era uma boa forma de manter equipes menores com calendário o ano todo, pois disputavam a Primeira Divisão no primeiro semestre e a Copa Paraná no segundo. Ainda participavam os dois classificados da Segunda Divisão e que disputariam a elite no ano seguinte.

Mas sem muita explicação, a FPF acabou com o torneio que dava ao campeão uma vaga na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.

Com isso, os clubes do interior dependem apenas dos campeonatos estaduais ou torneios de categorias de base para se manterem ativos. Se o time não tem boa colocação nessas competições, fica parado mais da metade do ano.

Com a divulgação no final do ano passado do calendário de competições em 2014, a FPF assina novamente o atestado de incompetência. A Segunda Divisão começará somente em julho, depois da Copa do Mundo, como se tivesse alguma necessidade de parar o torneio durante o Mundial. Como se algum jogador da Segunda Divisão fosse convocado para as seleções.

O objetivo é não disputar a atenção do público, que deve preferir assistir aos importantes jogos da Copa na TV.

Mas com o tanto que a FPF arrecada da CBF e também dos clubes, poderia muito bem promover o retorno da Copa Paraná, movimentar o futebol no estado e manter as equipes em atividade.

Isso é querer muito da FPF.

Segunda Divisão Paranaense só no segundo semestre

No dia 20 de dezembro, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou o calendário de competições para a temporada de 2014.

Será ano de Copa do Mundo no Brasil, e por isso as federações estaduais precisarão adequar seus torneios.

A Segunda Divisão Paranaense, da qual participa o Foz do Iguaçu Futebol Clube, inicia no dia 20 de julho, depois da Copa. Seu término está previsto para 19 de outubro.

A decisão contraria o desejo da diretoria iguaçuense, que gostaria de começar a competição já no primeiro semestre.

Mesmo assim, o clube segue trabalhando. Recentemente renovou a parceria com o Coritiba por mais cinco anos, com o clube da capital emprestando jogadores para atuarem no "Azulão da Fronteira". Uma mescla de jogadores da base com atletas experientes deverá formar o elenco do Foz.

Após fazer uma das piores campanhas em 2013, quando quase foi rebaixado à Terceira Divisão, o presidente do Foz FC, Arif Osman, pretende dar a última palavra sobre a escolha do treinador. Na visão dele, a falta de um nome referência na Divisão de Acesso foi fator determinante para o mau desempenho.

Entre os possíveis treinadores para 2014 estão Carlos Nunes (com passagem em 2010), Lio Evaristo e, o mais cotado, o polêmico Claudemir Sturion.

É ano de centenário em Foz do Iguaçu e uma classificação à 1ª Divisão estadual seria o presente ideal. Resta aguardar pelo segundo semestre.

Volto mais tarde para falar sobre a ausência de um calendário decente para os clubes do interior do Paraná.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Coreia do Sul treinará em Foz do Iguaçu para a Copa do Mundo




A Coreia do Sul vai mesmo ficar em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, durante a Copa do Mundo de futebol. 

A seleção asiática, que já vinha sendo especulada pelo trade turístico, decidiu acrescentar um local para treinamentos que não foi aprovado pela FIFA, o Estádio do ABC.

Para tanto, reformas estão sendo feitas no local, bancadas pela Itaipu Binacional e o Fundo Iguaçu, a pedido da federação sul-coreana. Entre as obras de melhorias, estão os vestiários do mandante e visitante, banco de reservas, arquibancadas, setor de cadeiras e cabines de imprensa.

Atualização do Blog em itálico às 20h25: mais tarde o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, também explicou que no sábado (4) foi concluído os trabalhos de recuperação do gramado, no campo do ABC, junto com uma empresa especializada vinda de São Paulo. Ainda segundo Piolla, a delegação sul-coreana quer um local para treinamentos e até realização de jogos, enquanto o Estádio Pedro Basso não ficar pronto, o que deve ocorrer em março. A partir de agora, obras no "Campo do Flamenguinho", como também é conhecido, entrarão em um ritmo mais acelerado, com a montagem da estrutura de drenagem do campo, estrutura de iluminação, vestiários, academia, fisioterapia, entre outras. 

No dia 14 de janeiro, representantes da Coreia do Sul voltarão a Foz para avaliar o andamento das obras, tanto no ABC, quanto no Pedro Basso. A seleção ainda não confirmou Foz do Iguaçu como base, mas o blog segue afirmando que virá.

Ainda não se sabe em qual hotel a delegação da Coreia do Sul ficará hospedada. Se optar pelo Iguassu Golf Resort, o local possui um campo de treinamento que a princípio foi aprovado pela FIFA, mas os gestores do hotel decidiram não fazer as reformas necessárias. Mesmo assim, o local sempre é utilizado pelo Coritiba e Foz Futebol Clube na pré-temporada.. 

A Rússia também era cogitada para treinar em Foz do Iguaçu, mas escolheu a cidade de Itu, no interior paulista. 

Ainda restam nove seleções que não definiram onde treinarão na Copa de 2014.

São elas: Colômbia, Grécia, EUA, Gana, Bélgica, Argélia, Uruguai, Costa do Marfim e Camarões.

A Coreia do Sul está no grupo H, ao lado de Bélgica, Argélia e Rússia. A estreia do time asiático acontece no dia 17 de junho, contra os russos, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Na primeira fase o time joga também contra a Argélia, no dia 22/06, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O último jogo, pelo menos na primeira fase, será contra a Bélgica, no dia 26/06, na Arena Corinthians, em São Paulo.