quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Foz do Iguaçu tentará ser subsede da Copa 2014




Foi postado hoje no site do Click Foz do Iguaçu a seguinte notícia: Ministro dos Esportes recebe projeto "Foz Subsede da Copa 2014". Coloco ela na íntegra aqui no Blog.


O secretário municipal dos Esportes e Lazer de Foz do Iguaçu, Márcio Ferreira, o deputado federal Eduardo Sciarra e o diretor da SMEL, Alekssandro Fogagnoli participaram na quarta-feira (26) de uma audiência, em Brasília, com o ministro dos Esportes Orlando Silva. Os representantes de Foz do Iguaçu apresentaram oficialmente o projeto de candidatura à subsede da Copa do Mundo de 2014 ao Ministério dos Esportes. De acordo com Ferreira será necessário preparar a cidade investindo em infraestrura para que o município possa receber uma ou mais seleções durante a competição.

No projeto apresentado ao ministro consta a construção de um complexo esportivo a ser edificado em Foz do Iguaçu e que deverá ter 250 mil metros quadrados de área construída, com toda a infraestrutura de fisioterapia, clínica médica, academia de ginástica, vestiário, sala de imprensa e demais aparatos necessários para se receber competições do porte da Copa do Mundo. "Precisamos nos preparar, hoje temos deficiências como a falta de um local para receber grandes times. Tanto é que o time do Santos veio para cá (Foz do Iguaçu) esses dias atrás, e não tinha um campo adequado para eles treinarem", comentou.

O secretário revela que foram repassadas informações da estrutura turística da cidade que recebe mais de 1,5 milhão de visitantes todos os anos. "Nós mostramos ao ministro o que é Foz do Iguaçu, a sua estrutura hoteleira, de receptivo, atrativos turísticos, perfil socioeconômico, para explicitar que o município realmente está preparado para ser uma subsede da Copa nesse sentido, inclusive com hotéis luxuosos, que têm condições de receber os atletas por vários dias", destacou.

Marcio Ferreira disse que o ministro Orlando Silva ficou impressionado com a capacidade hoteleira da cidade. "Ele confidenciou que poucas cidades no Brasil têm esta estrutura. Por isso, falta agora um complexo esportivo adequado", completou. "O ministro foi muito receptivo, disse que vai dar uma atenção especial a este projeto, além de outros dois que nós apresentamos — Pintando a Liberdade e Segundo Tempo. Ele também disse que quer ir pessoalmente a Foz do Iguaçu conhecer nossa estrutura".


Meu comentário - Honestamente penso que a cidade de Foz do Iguaçu tem coisas muito mais importante com o que se preocupar, mas não dá para evitar que na terra das Cataratas a palavra de ordem é o turismo. Sou favorável que sejam feitas essas instalações visando receber uma seleção em 2014, desde que essas mesmas instalações fiquem na cidade pelos próximos cinco, dez, vinte, e muitos outros anos. Esse centro de treinamento, bem que poderia, mais pra frente, se estender para um estádio municipal, mas aí, já é outro assunto...

Um comentário:

  1. Até 2014 vai ser de dar náusea pela politicagem sobre a copa. Olha só...dizem que tem um comitê oficial. Aí o deputado pega seu afilhado político e leva direto pro ministro, que obviamente recebe e diz o quê todos dizem....¨vamos dar prioridade¨! É tudo papo furado. Se a cidade quer participar mesmo, faz um estádio, monta uma estrutura esportiva digna de receber alguma coisa e pronto !!! Assim poderá pleitear algo. Caso contrário será esta xaropada até 2014.

    ResponderExcluir