quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Copa do Mundo criando formato




Mais uma vez a Argentina mostrou sua verdadeira raça castelhana. Em menos de uma semana, participou de dois jogos épicos, dignos de verdadeiras batalhas hollywoodianas. No sábado (10), com um estádio Monumental de Nuñez completamente lotado, em Buenos Aires e debaixo de muita chuva, os comandados de Maradona derrotaram o Peru por 2 a 1, com o gol da vitória sendo marcado por Palermo no último minuto de partida.


Quatro dias depois, a seleção de nuestros hermanos viajou até Montevidéu, no Uruguai, encarar outro grande desafio nestas eliminatórias Sul-Americanas. Dependendo apenas de si para ir à Copa, a Argentina teve cautela, soube se defender, e atacou no momento certo.


Aos 39 minutos do segundo tempo, bate rebate dentro da grande área. A bola sobra para Bolatti, e este marca seu primeiro e único gol nas eliminatórias Sul-Americanas. Certamente o gol mais importante de sua vida. O tento da classificação ao Mundial de futebol, mantendo uma tradição argentina que já dura desde 1970.


O Uruguai agora enfrentará na repescagem a seleção da Costa Rica, comandada pelo brasileiro René Simões. Na partida decisiva contra os já classificados Estados Unidos, René fora expulso, e seu time, que chegou a estar vencendo por 2 a 0, cedeu o empate aos 49 do segundo tempo, deixando escapar a vaga direta à Copa, caindo nas mãos de Honduras, onde hoje foi decretado feriado nacional pela classificação.


Seleção brasileira - O Brasil encerrou sua participação nas eliminatórias com um melancólico empate sem gols contra a Venezuela, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS). O resultado garantiu a primeira posição e o simbólico bicampeonato das eliminatórias. Isso porque o Paraguai perdeu em casa para a Colômbia por 2 a 0, parando nos 33 pontos. Perdeu a segunda posição para o Chile, que vencera o Equador por 1 a 0.


Europa - Portugal conseguiu uma sofrida vaga na repescagem das eliminatórias europeias. Derrotou Malta por 4 a 0 e terá agora uma segunda chance de ir à Copa. Os jogos de repescagem acontecem nos dias 14 e 18 de novembro, no formato de ida e volta. Os sorteios dos cofrontos dos oito melhores segundo colocados na Europa será realizado na sede da FIFA, em Zurique, na Suíça, na próxima segunda-feira (19). Caso continue assim, poderemos ter uma Copa do Mundo sem estreantes, fato inédito nos últimos anos. Conheça agora os países já classificados à Copa do Mundo na África do Sul:


Ásia: Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão e Austrália (em 2005 a FIFA incorporou a Austrália na Federação Asiática de Futebol).


Repescagem: O Bahrein disputa vaga com a Nova Zelândia. No primeiro jogo, empate em 0 a 0. O segundo jogo será em 14 de novembro.


África: África do Sul, Costa do Marfim e Gana. Ainda restam três vagas no continente.


Europa: Inglaterra, Holanda, Espanha, Dinamarca, Eslováquia, Suíça, Sérvia, Itália e Alemanha.


Repescagem: Grécia, França, Portugal e Rússia; Ucrânia, Bósnia, Eslovênia e Irlanda.


América do Norte e Central: EUA, México e Honduras.


Repescagem: Costa Rica enfrenta o Uruguai.


América do Sul: Brasil, Chile, Paraguai e Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário