quinta-feira, 29 de outubro de 2009

As malas do futebol




As maiores polêmicas do futebol são as bonificações concedidas por alguns times a outros, para se conseguir o resultado desejado. Tais práticas podem ser divididas de duas formas: mala branca, quando um time recebe um incentivo a mais para vencer seu adversário; e a mala preta, quando é oferecido dinheiro para uma equipe perder, atendendo interesses de terceiros.

Se analisarmos friamente, os dois métodos são completamente errados e não condiz com o espírito do futebol. No entanto, das duas fórmulas, acredito que a que mais fere o orgulho de um time, certamente é a mala preta, quando se oferece para o clube deixar o jogo de lado e fazer "corpo-mole", entregando o resultado da partida.

Os costumes normais exigem que o time entre em campo sempre motivado pela vitória. Mas coloque-se no lugar de jogadores que ficam meses com o salário atrasado, onde o mês tem 60, 90 dias e não há nenhuma expectativa de crescimento dentro do campeonato. Neste caso, a mala branca, o incentivo a mais para se ganhar um jogo vem a calhar. Dificilmente uma equipe nega grana pra ganhar. O que preocupa, é que se aceita pra ganhar, pode aceitar para perder também.

O ideal seria que os times não oferecessem esse artifício aos outros. Daí a aceitar ou não, já é outra história.

Foi confirmado que o Barueri recebeu um dinheiro extra para ganhar a partida contra o Flamengo (e ganhou, por 2 a 0, gols marcados por Val Baiano e Thiago Humberto). O benefício foi confirmado pelo goleiro René à Rádio Eldorado ESPN "Só estamos esperando o pagamento. É o fim do ano, queremos engordar nossa conta", afirmou o jogador. Ele só não revelou o nome do clube que ofereceu esse dinheiro, mas segundo ele, foi de quem está na briga direta por uma vaga à Libertadores da América e até mesmo pelo título do campeonato.

Mas se René se recusou a dizer o nome do santo, Val Baiano não teve ressentimentos: "O Cruzeiro nos deu essa gratificação, mas independente desse dinheiro, a gente sempre entra pra ganhar", revelou o atleta. Tudo bem, eles podem até entrar pra ganhar, mas que o estímulo ajudou, isso não tem como negar. Com a vitória do Barueri, associada à vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Santo André no Mineirão, o time celeste subiu para a quinta posição, com os mesmos 51 pontos do Rubronegro, e a um do G-4.

Dificilmente haverá punição à Raposa, até porque, duvido que terão como provar que ofereceram mesmo esse valor. Mas uma coisa é certa, no futebol não há inocentes,e essa prática continuará existindo por muitos anos. Quando se trata de clubes com pouca ou sem nenhuma tradição, as chances disso ocorrer duplicam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário