terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O mundo gira, como uma bola de futebol

Muitos acontecimentos no esporte mais popular de todos ocorreram nas últimas 24h e tentarei escrever resumidamente sobre cada um deles. Então, vamos lá!

Botafogo - Após a goleada por 6 a 0 sofrida diante do Vasco, pela terceira rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual do Rio, Estevam Soares não é mais treinador do time da "Estrela Solitária". Ele foi demitido na noite desta segunda (25), mesmo a diretoria tendo dito que a confiança sobre ele não havia sido abalada. Mas ao que parece, foi. Para o seu lugar, vem Joel Santana, que foi campeão carioca com o próprio Botafogo em 1997. O último trabalho de Joel havia sido na seleção da África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010.

Goiás - Quem também foi mandado embora foi Hélio dos Anjos, ex-treinador do Goiás. Não resistiu ao pior início de temporada do Esmeraldino de Goiânia, com três derrotas em três jogos. Para o seu lugar, a diretoria trouxe Jorginho, que era das categorias de base do Palmeiras, e comandou o alviverde em algumas partidas do Campeonato Brasileiro, antes da chegada de Muricy Ramalho. Será a primeira experiência de Jorginho como treinador efetivado em uma grande equipe.

Copa SP - O São Paulo é tricampeão da Copinha. A equipe do Morumbi derrotou o Santos nos pênaltis por 3 a 0, após empate em um gol no tempo normal. O goleiro são-paulino Richard, defendeu as três cobranças santistas. Mas ele só esteve em campo, porque o árbitro Thiago Duarte Peixoto se recusou a expulsá-lo em um lance em que Richard saiu de sua área e cometeu falta no atacante Renan, quando este iria invadir a área e provavelmente faria o segundo gol para o Peixe, quando já vencia por 1 a 0. O lance ocorreu no segundo tempo e o goleiro recebeu apenas o cartão amarelo.

Na primeira etapa, o Santos começou melhor e abriu o placar com o mesmo Renan aos 18 minutos. Ele tirou do zagueiro e bateu entre as pernas do goleiro tricolor, fazendo 1 a 0 para o time da Vila Belmiro. No segundo tempo, o São Paulo reagiu, mas conseguiu o empate apenas aos 40 minutos. Foi quando a zaga do Santos afastou um cruzamento pra dentro da grande área; a bola sobrou para Roniele mandar um belo chute, no ângulo de Rafael, sem chances pro goleiro, empatando a partida e levando a decisão às penalidades máximas.

Nos pênaltis, Jéferson, Dener e Marcelinho converteram suas cobranças, enquanto Alan Patrick, Alemão e Renan Mota desperdiçaram. Assim como em 1993 e 2000, o São Paulo comemora em 2010 o título do torneio mais importante do futebol júnior, onde 92 equipes participaram.

Cabañas - Uma tragédia ocorreu com o maior atacante do Paraguai na atualidade, na madrugada de segunda (25). Salvador Cabañas, que joga no América do México, recebeu um tiro na cabeça em um bar na Cidade do México e está internado na UTI do hospital Los Angeles, ao sul da capital mexicana, em estado grave, porém estável, dizem os médicos. Os policiais descartam a hipótese de latrocínio, já que nenhum pertence do jogador foi roubado. A hipótese mais forte, é que o jogador foi vítima de uma bala perdida, atirada no meio de uma briga.

A polícia já identificou um dos supostos atiradores do atacante paraguaio. Trata-se de Jesús "NN", também conhecido como "JJ" e "El Modelo". De acordo com a polícia, o homem que aparece em um vídeo de segurança divulgado nesta terça-feira, aparenta ter 35 anos e 1,77m. Ele teria brigado com outro homem, por causa de uma mulher, e os dois entraram atirando no banheiro, onde Cabañas estava. Mas estas informações ainda não são oficiais. Na noite de segunda, Cabanãs foi operado, mas os médicos disseram que não conseguiram retirar a bala alojada na cabeça, no entanto, afirmaram que o projétil não irá causar grandes problemas por enquanto, mas explicaram que não sabem ainda quais as consequências que o atacante poderá ter e também disseram que ele ainda corre risco de morte. "Está nas mãos de Deus", afirmou Alfonso Díaz, diretor do departamento médico do América.

Salvador Cabañas tem 29 anos e ficou conhecido no Brasil por ter feito gols importantes pelo América do México, eliminando Flamengo e Santos na Taça Libertadores da América de 2008. É um dos principais jogadores da seleção paraguaia e estava praticamente garantido na Copa do Mundo que começa em 11 de Junho. Agora, com este atendado, sua participação no Mundial da África do Sul ficou seriamente comprometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário