sábado, 30 de janeiro de 2010

Notícias do Tênis

Depois do futebol, Fórmula 1, basquete e vôlei (nesta ordem), o tênis é um dos esportes que mais me agrada. Aprendi a gostar através do video-game, já que em minha casa nunca tive TV por assinatura, onde apenas os canais inteiramente de esportes transmitiam as partidas.


A admiração crescia à medida que Gustavo Kuerten conquistava títulos. Guga foi forçado a parar de jogar pelas dores no quadril, mas eu não deixei de acompanhar o tênis. Não sou do tempo de Pete Sampras e André Agassi. Aliás, sou. Mas não peguei toda a trajetória de sucesso dos dois. Mas pude ver as vitórias do suíço Roger Federer e será muito difícil - se não impossível - ver outro tenista conquistar tudo que Federer já conquistou. Ele é um daqueles tipos raros, raríssimos, onde se aparece 1 em 1 milhão.


Fiz esta introdução para começar a falar do que está ocorrendo na Austrália, no primeiro Grand Slam do ano. Ao todo são quatro durante uma temporada. E as notícias são boas para o Brasil. O alagoano Tiago Fernandes conquistou neste sábado o primeiro título de Grand Slam juvenil para o país. Ele bateu na final o australiano Sean Berman, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3.


O tenista de apenas 17 anos, recém completados, além de conquistar um título inédito, o Aberto da Austrália até 18 anos; conquistou um título que nem Gustavo Kuerten havia conseguido. O mais próximo que o catarinense chegou foi em 1994, em Roland Garros júnior, faturando o título na dupla simples ao lado do equatoriano Nicolás Lapenti.


Mulheres - Entre as mulheres, a americana Serena Williams venceu a belga Justine Henin por 2 a 1 e mostrou porque ela é a número 1 do ranking mundial. A parciais foram 6/4, 3/6 e 6/2, em 2h07 de jogo. Foi o quinto título de Williams na Austrália e o 12º em Grand Slam. Além dos cinco títulos australianos (2003, 2005, 2007, 2009 e 2010), Williams contabiliza ainda um em Roland Garrons (2002), três em Wimbledon (2002, 2003 e 2009) e três do US Open (1999, 2002 e 2008).


Masculino - Entre os homens, a final será entre o escocês Andy Murray e o suíço Roger Federer, número 4 e número 1 do mundo, respectivamente. Murray tentará quebrar um jejum para a Grã-Bretanha. Desde 1936 um tenista daquele bloco de países não fatura um título de Grand Slam. E ele poderá vir a partir das 6h30, horário de Brasília, neste domingo. Federer, detentor de 15 títulos de Grand Slam (recorde absoluto), poderá aumentar ainda mais sua marca sobre o segundo colocado, Pete Sampras, que tem 14 e já se aposentou.
Foto: Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário