sábado, 13 de março de 2010

Vai começar a temporada 2010 da Fórmula 1


Massa, Vettel e Alonso: a temporada da F-1 começou a valer


Sebastian Vettel marcou a primeira pole-position na temporada 2010 da Fórmula 1. Com o tempo de 1min54s101, o piloto alemão da Red Bull Racing cravou o melhor tempo e largará na frente no Grande Prêmio do Barhein.


Quem sai em segundo será o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. Após oito meses do acidente nos treinos do GP da Hungria, que o tirou do resto da temporada 2009, Massa provou não perder a rapidez que sempre fez parte de sua carreira. Marcando 1min54s202, o brasileiro largará na frente do companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso. O duelo entre os dois deverá ser durante todo o ano, e começar na frente é sempre importante.


Quem dividirá a segunda fila com Alonso, será o desafeto Lewis Hamilton, da McLaren. O inglês, campeão mundial em 2008, largará em quarto. Na quinta posição vem o piloto alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Ele desbancou o compatriota e companheiro de equipe, o heptacampeão mundial Michael Schumacher, em três décimos. Schumacher sairá em sétimo, mostrando que os três anos afastado da F-1 ainda estão pesando ao veterano de 41 anos.


O sexto será o australiano Mark Webber, da RBR; o atual campeão, Jenson Button, da Mclaren, sairá em oitavo; o polonês Robert Kubica, da Renault, conseguiu um excelente nono lugar, mas mais impressionante ainda é o décimo lugar de Adrian Sutil, da Force India. A equipe tida com uma das piores nos últimos anos, conta com motor Mercedes e apresenta uma grande evolução neste começo de campeonato; resta saber se permanecerá assim até o final.


Fora Felipe Massa, o brasileiro melhor colocado foi Rubens Barrichello, em décimo primeiro. O recordista em participações na F-1 mostra que terá muitas dificuldades na Williams, mas pelo menos andou melhor que seu companheiro, o alemão Nico Hulkenberg, que larga em 13º.


Lucas di Grassi, da Virgin e Bruno Senna, da Hispania, mostram estar bastante aquém dos demais pilotos. Aliás, toda a equipe, que inclui também a Lotus. Esses três times parecem ser carros de outras categorias, infiltrados na F-1. Isso é preocupante, sem contar no perigo que agregam à outras equipes. Por isso a proibição da FIA em treinos ao longo da temporada é questionável. A Hispania quase não viajou ao Barhein, foi tudo às pressas. Não tiveram tempo de treinar na pré-temporada e por isso o resultado desastroso. Se as equipes não melhorarem, teremos novamente um campeonato à parte, onde seis pilotos brigarão pra não ficarem em último, como eram nos casos de Minardi, Jordan e Jaguar alguns anos atrás.


Novas regras - Entre as novas regras, a principal, sem dúvidas será de que o reabastecimento está proibido durante as corridas; apenas a troca de pneus. Isso muda completamente o panorama e estratégia, pois é fundamental poupar o ritmo no início da prova, aumentando a emoção no final, quando os carros estarão mais leves.


Sim, porque na largada, o peso será muito maior, de 620 a mais de 700 quilos. Para se ajustar à nova regra, o tanque teve que ser maior, com 250 litros. Para aumentar a aderência entre os eixos, os pneus ficaram mais finos, de 270, para 245 milímetros. E a suspensão ficou um pouco mais alta.


No treino classificatório, ele segue dividido em três partes. Na primeira, de 20 minutos, os seis piores são descartados. No chamado Q2, de 15 minutos, os oito piores caem. E na última, de apenas dez minutos, vão à pista justamente os dez primeiros, brigando pela ponta e com tanque praticamente vazio, como foi em grande parte da F-1.


Pontuação - A pontuação também mudou. Agora os dez primeiros pontuam, e não apenas os oito. Os pontos do vencedor quase triplicaram. Agora soma-se 25 pontos, 72% a mais que o segundo colocado, que marca 18. O terceiro 15; quarto 12; quinto 10; sexto 8; sétimo 6; oitavo 4; nono 2 e décimo 1.


A FIA quer com isso, valorizar ainda mais as vitórias. E sim, o campeão seguirá sendo aquele que tiver mais pontos e não mais vitórias como chegou a ser sugerido por Bernie Ecclestone.


Calendário - O 61º campeonato da Fórmula 1 começa no domingo (14) às 9h (horário de Brasília) com o GP do Barhein, primeira etapa do calendário 2010. As novidades para este ano ficaram por conta da volta do GP do Canadá, em Montreal, no dia 13 de junho e da estreia do GP da Coreia do Sul, no dia 24 de outubro. Duas semanas depois, será o GP do Brasil. Novamente ele será penúltima etapa, podendo decidir o título mundial.


Caso não ocorra no Brasil, poderá ser nos Emirados Árabes, uma semana depois, em 24 de novembro. Serão 19 provas de pura emoção. Pra quem fica sua aposta? Comentem.
Foto: Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário