quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mercedes volta a ter uma equipe na F-1

Novo carro manterá as tradicionais cores da Mercedes


A Brawn GP foi um raro caso na Fórmula 1 de uma equipe com 100% de aproveitamento na principal categoria do automobilismo mundial. Explica-se. Fadada à falência, a equipe – antiga Honda - fora comprada pelo inglês Ross Brawn e se tornou Brawn GP, utilizando motores Mercedes. Logo em seu primeiro ano de fundação e participação, conquistou o Mundial de Construtores e ainda teve seu piloto, Jenson Button, como o grande campeão da temporada 2009. Seu companheiro de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello, terminou o campeonato na terceira posição.

Porém, nesta segunda-feira (16/11) foi anunciada em Frankfurt, na Alemanha, a compra da Brawn GP pela Mercedes Benz. A partir de 2010, a equipe passará a se chamar Mercedes GP e continuará sendo dirigida por Ross Brawn. A Mercedes revelou também que vendeu as ações que detinha o controle da McLaren. Mesmo assim, continuará fornecendo motores ao time inglês até 2015. Na próxima temporada, a Mercedes Grand Prix deverá ter as cores prateadas e o famoso símbolo de uma estrela com três pontas da famosa fábrica de carros alemã.

A única incerteza no momento é em relação aos pilotos. Barrichello acertou com a Willians e Button ainda não renovou seu contrato. Há fortes rumores de que o único certo seria o alemão Nico Rosberg, filho do campeão de 1982, o finlandês Keke Rosberg. Outro que poderia vir seria o também alemão Nick Heidfeld, tornando o time da montadora alemã, com pilotos alemães. Mas isso ainda não está certo, pois Ross Brawn ainda tenta um acordo com o atual campeão, Button.

No entanto, uma publicação do jornal inglês “The Guardian” e também divulgada na segunda garante que o campeão de 2009 já teria acertado com a McLaren, pelo dobro do salário que recebia na Brawn. Cerca de seis milhões de libras por ano. Algo em torno de R$ 17,2 milhões. O contrato seria de três anos e deve ser assinado ainda esta semana.

Caso a contratação se confirme, será a primeira vez, desde 1989 com Ayrton Senna e Alain Prost, que uma equipe reúne uma dupla de pilotos campeões mundiais. E mais: raramente na história da categoria esses campeões conquistaram os dois últimos títulos (Hamilton em 2008 e Button em 2009).

2010 realmente promete ser um ano de grandes parcerias. Além dessa provável dupla de peso na McLaren, a Ferrari terá na próxima temporada – essa já confirmada – a dupla formada pelo espanhol bicampeão mundial em 2005 e 2006, Fernando Alonso e o brasileiro vice-campeão mundial em 2008, Felipe Massa. Massa se recupera do grave acidente sofrido durante os treinos para o GP da Hungria, em julho de 2009. Segundo o time italiano, ambos terão condições de igualdade e poderão brigar pelo título. Mas será que até o final da temporada, continuarão se falando? É esperar pra ver...

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário