segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Brasil é campeão da Copa América de Basquete

A evolução do basquete brasileiro tem nome e sobrenome: Moncho Monsalve


Os amantes do futebol (e eu me coloco entre eles) que me desculpem, mas ao assistir a uma partida de basquete, as chances de ter um ataque cardíaco são muito maiores. As regras do basquete proporcionam uma partida mais emocionante. Futebol é maravilhoso, mas acredito que o basquetebol ganha em termos de emoção.


Escrevo isso logo após assistir à final da Copa América de Basquete, disputada em Porto Rico, e vencida pelo Brasil por 61 a 60, diante dos donos da casa e com direito a ginásio completamente lotado. Restando cinco segundos para terminar a decisão, Porto Rico teve a possibilidade de virar o placar para 62 a 61 em um ataque, mas desperdiçou. A intensidade do jogo foi tamanha, que até minha mãe, que acompanhava a partida ao meu lado e entende tanto sobre esportes quanto eu de chinês (ou seja, nada) ficou nervosa durante o jogo, a ponto de fazer "figas" contra os atletas portorriquenhos nos arremessos livres.


O Brasil mereceu o título, por tudo que demonstrou ao longo da competição. Em nove jogos, foram oito vitórias e apenas uma derrota. Perdeu quando poderia perder e ainda soube perder. Por uma diferença inferior a cinco pontos para o mesmo Porto Rico, evitando o confronto contra a Argentina na semifinal (derrotou o Canadá nessa fase).


A escolha do técnico espanhol Moncho Monsalve (primeiro estrangeiro a comandar a seleção masculina de basquete) vem colhendo seus primeiros frutos. No ano passado, parecia ter sido uma escolha equivocada, já que o principal objetivo - a classificação às Olimpíadas de Pequim - não veio no Pré-Olímpico de Atenas. Mas também, naquela ocasião o treinador não pôde contar com os principais jogadores que teve desta vez, como Leandrinho, Anderson Varejão, só para citar dois. O próximo obstáculo passa a ser o Mundial da Turquia, em 2010.


Caso o Brasil conquiste uma vaga às Olimpíadas de 2012, em Londres, aí sim o ciclo estará completo. Pois, como já escrevi aqui, nosso país está no caminho certo, resta converter os arremessos também fora de quadra.
Foto: Gaspar Nóbrega/CBB

Um comentário:

  1. Oiee Bruno, meu querido!!!

    Hummmm...mas que blog bonito, super informativo, adorei.
    Apesar de nada entender de esportes em geral, sabes bem que te considero um mega jornalista , antes mesmo de se formar, não?
    Mas a visitinha é básica mesmo! Apenas pra conhecer e prestigiar meu menino, filho adotado pelo coração!
    Felicidades, querido!
    Beijos da Lu...

    ResponderExcluir