quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Brasil joga pro gasto e vence o Chile

Nilmar, o menino do Beira-Rio, hoje no Villarreal, da Espanha


Tudo bem, a atuação pode não ter sido das melhores, é verdade - um time que ganhava de 2 a 0 e cede o empate, no mínimo tem que abrir o olho e perceber que nem tudo é flor que se cheire - mas o fato é que a seleção brasileira mostra cada vez mais que tem grupo para reverter qualquer situação adversa que possa surgir.


Quer prova maior do que aquela espetacular virada sobre os Estados Unidos na final da Copa das Confederações, quando perdia por 2 a 0 e virou para 3 a 2, sendo campeão?


Eu disse no último post que não haveria acomodação por parte da seleção canarinho, pois os jogadores atuariam como se fosse a última partida da vida deles. De agora em diante, cada jogo pode valer uma vaga na lista dos 22 jogadores que irão à Copa do Mundo.


Nilmar, ao que me parece, garantiu sua vaga ontem à noite, ao marcar 3 (três) gols na vitória por 4 a 2 sobre o Chile. Os chilenos vieram dispostos a garantir a vaga no Mundial, como o Paraguai fez momentos antes, ao bater a Argentina por 1 a 0, a ponto de hoje ser feriado nacional no país vizinho ao Brasil.


Júlio Baptista, reserva de Kaká, que estava suspenso, fez o outro gol brasileiro. Esperava-se muito de Adriano, voltando a ser titular da seleção após muito tempo. Ele começou no lugar de Luis Fabiano, outro suspenso do dia, mas o futebol do atacante flamenguista não foi dos melhores. Nilmar era reserva de Robinho, que machucado, ficou de fora da partida.


Ainda restam dois jogos para terminar as Eliminatórias Sul-Americanas. Brasil enfrenta a Bolívia em La Paz, e recebe a Venezuela em Campo Grande (MS). Tudo em outubro. São mais duas oportunidades a quem quiser se firmar no elenco do time pentacampeão mundial.


Embolou tudo - Se Brasil e Paraguai já estão tranquilos com a classificação antecipada à Copa do Mundo, a mesma coisa não se pode dizer dos outros times. O Chile é o que está mais próximo, ocupa a terceira posição, com 27 pontos, três a menos que os paraguaios e seis a menos que os brasileiros.


O problema começa do quarto colocado pra baixo, tudo indefenido. No momento, quem estaria diretamente na Copa, seria o Equador, com 23 pontos. A Argentina, quinta colocada com 22, hoje disputaria uma repescagem com o representante da Concacaf (América do Norte e Central). Uruguai e Venezuela, ambos com 21, ocupam a sexta e sétima posições, respectivamente. Colômbia com 20, também tem chances. Eliminados estão a Bolívia e Peru.


Maradona, grande jogador argentino, faz um péssimo trabalho como treinador. A grande chance, é que receberá na próxima rodada o lanterna Peru. É vencer ou vencer. Até porque, o último jogo será contra o Uruguai, em Montevidéu. A Copa do Mundo perderia a graça sem os argentinos, mas é bom tomarmos cuidado, caso consigam a classificação. A história futebolística já nos mostrou que por mais ruim que seja a fase de um time, do nada ele poderá ressurgir e conquistar glórias. Exemplos práticos pra isso não faltam. Ou vão me dizer que todos apostavam no Brasil para ser campeão em 2002?
Foto: Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário