segunda-feira, 18 de julho de 2011

Preparação, preparação...

Depois de alguns dias ausente, retorno com os relatos sobre a preparação para a Iguassu Night Run, a corrida noturna de Foz do Iguaçu, organizada pelo Hotel Bella Italia.


A semana começou bastante intensa. Logo na manhã desta segunda-feira (18) fui ao Hospital Costa Cavalcanti, fazer um teste de esforço. O teste consiste em caminhar e correr sob uma esteira, onde o médico cardiologista, no caso o Dr. Eduardo Martins, analisa como está meu coração, se possuo algum problema cardíaco, esse tipo de coisa.


O teste deveria ter sido feito antes de iniciar as atividades na academia, mas isso não foi possível e também não afetou meu rendimento, uma vez que o resultado foi positivo. Segundo o médico, tive uma "excelente capacidade cardiopulmonar". É verdade! A entrevista estará no site da CBN Foz se duvidas. O doutor Eduardo usou outros termos técnicos. Disse que fez um "parâmetro chamado equivalente metabólico". É como se eu tivesse subido correndo quatro lances de escadas de 20/25 degraus.


Confesso que até eu me surpreendi, já que no final, quando a velocidade da esteira aumentou para valer, minhas pernas já não aguentavam mais e o cansaço já se abatia. Andei e corri por aproximadamente 14 minutos. Pouco tempo, muitos devem pensar. Mas aqui cabe uma ressalva: eu não tinha noção de quanto tempo estava correndo e isso influencia muito no fator psicológico. A impressão que dava é que eu estava correndo há um tempão.


À tarde foi a vez do Ecocardiograma. Um exame mais simples e sem muito esforço. Na verdade, sem esforço algum, praticamente. Desta vez o cardiologista que me atendeu foi o Dr. Luis Augusto Perez, da IMAGO. A IMAGO é uma clínica terceirizada, que atende dentro do Hospital Costa Cavalcanti. O exame de ecocardiograma é feito com um aparelho computadorizado, um pouco de gel e pronto. O médico passa o aparelho no peito, na região do coração e analisa a estrutura cardíaca, para saber se alguma anormalidade e avalia a possibilidade de a pessoa realizar uma atividade física.


Novamente, resultado positivo.


E à noite, um pouco de treinamento na Academia Effect. Um pouco de bicicleta ergométrica, e uma corrida na rua (pela primeira vez corri na rua e não só dentro da academia, em esteira). Fiz o percurso do Shopping até a Polícia Federal, na Av. Paraná. Uma distância considerável. Quarta-feira (20) fará uma semana que comecei os treinamentos na academia e está muito legal. Pessoal nota mil, dando todo o apoio e orientação. Desse jeito, o mínimo que eu posso fazer, é concluir a prova bem, no dia 06 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário