terça-feira, 26 de julho de 2011

Regulamentos estranhos...


Reuniões e mais reuniões antes do campeonato


É incrível como o ser-humano, às vezes, tem a capacidade de complicar as coisas mais simples do mundo.


Um regulamento de futebol, por exemplo. Não tinha porque ser complicado. Coloque um número X de equipes, faça todas se enfrentarem em turno e returno e no final, quem tiver mais pontos é o campeão. Fim.


Mas, com o objetivo de aumentar a "emoção" e "competitividade" da disputa, criam-se ideias estapafúrdias e regulamentos absurdos. Muitas vezes, os cartolas que comandam o futebol, nem fazem ideia da besteira que estão fazendo. E os clubes, que deveriam fiscalizar antes de aprovarem, tão pouco o fazem, pois ao que parece, o arbitral realizado antes das competições não serve para nada.


O mais novo caso acontece na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.


No próximo domingo (31) será disputada a última rodada do segundo turno. O campeonato pode acabar ali mesmo, ou seguir com as semifinais em cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º). Três times ainda brigam pelo título do segundo turno. São eles: Toledo (1º, com 22 pontos); Londrina (2º, 20) e Foz Futebol Clube (3º, 19). O Londrina conquistou o primeiro turno e, caso conquiste também o segundo turno, estará automaticamente na Primeira Divisão Paranaense de 2012. Como são duas vagas, o segundo classificado será o Toledo, que na soma dos dois turnos possui 40 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Foz Futebol Clube, terceiro com 30.


Agora, caso o Toledo ou o Foz conquiste o segundo turno, teremos as semifinais entre os campeões de cada turno e mais dois times de melhores campanhas na classificação geral. Na última rodada do segundo turno o Foz recebe o Londrina no estádio do ABC e o Toledo visita o Serrano em Prudentópolis. Outros dois times têm interesses nas semifinais. O Grêmio Metropolitano de Maringá e Nacional de Rolândia. Coincidentemente os dois se enfrentam em Maringá. Na classificação geral, o Metropolitano está em quarto, mas pode ser ultrapassado pelo Nacional, quinto, pelo primeiro critério de desempate, o número de vitórias.


Portanto, é muito mais vantagem para o Toledo perder e torcer por uma vitória do Londrina no domingo e evitar ter que disputar as semifinais, onde corre o risco de não subir. O melhor resultado para o Toledo acaba sendo o empate. O Londrina vencendo e o Toledo empatando, dá o título do segundo turno ao Londrina e os dois sobem. O Londrina perdendo para o Foz e o Toledo empatando, Toledo conquistaria o segundo turno e decidiria a semifinal em casa.


De qualquer maneira, o futuro do campeonato está nas mãos do Foz Futebol Clube. Se vencer ou empatar com o Londrina, ainda segue com chances. Se perder, terá que torcer pelo Toledo e isso historicamente não é um bom negócio.

Foto: Federação Paranaense de Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário