segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Nunca é tarde para acompanhar a NFL

Atlanta Falcons teve uma vitória histórica


Confesso, entendo muito pouco de futebol americano.

Na verdade, sempre tenho a sensação de que não saberei tudo sobre um monte de coisa.

No futebol americano isso se torna mais evidente.

Não sou capaz nem sequer, de dizer o time que foi campeão na última temporada, sem recorrer ao Google.

Mas, aos poucos, passei a gostar deste esporte. Apenas como espectador, logicamente.

Meu interesse por esta modalidade, que ainda é bastante desconhecida no Brasil, começou por volta de 2009, quando Foz do Iguaçu-PR passou a ter um time, disputando campeonatos estaduais e uma liga nacional.

E claro, também por causa da cobertura que alguns veículos de comunicação, voltados ao jornalismo esportivo, passaram a realizar nos últimos anos, em especial ao Super Bowl, a grande decisão da National Football League (NFL), a liga norte-americana de futebol.

Eu jamais tinha assistido por inteiro, a uma partida pela televisão. (No estádio sim, as do Foz Black Sharks, no Estádio do ABC).

Este final de semana decidi assistir nos Canais ESPN, aos playoffs da NFL. Aliás, o que importa mesmo são os playoffs. Por isso não consigo entender como a NBA pode ter 82 partidas para cada time na temporada regular do basquete dos EUA. Um completo exagero.

Voltando ao futebol americano - americano para nós, para eles é simplesmente futebol -, pude acompanhar três, dos quatro jogos dos playoffs. Vi as mais de quatro horas do confronto em que o Denver Broncos perdeu em casa para o Baltimore Ravens, na segunda prorrogação, por 38 a 35, e fiquei fielmente acordado até as duas e pouco da matina, vendo a vitória do San Francisco 49ers por 45 a 31 sobre o Green Bay Packers. 

Mas foi no domingo que tive a sorte grande, de poder assistir ao que já é considerado um jogo histórico e dos mais emocionantes: Atlanta Falcons 30 x 28 Seatle Seahawks.

Foi mais ou menos assim: o Atlanta massacrava o Seatle até o final do terceiro período, por 27 a 07. Muitos já acreditavam numa vitória tranquila dos donos da casa, inclusive eu, que havia mudado de canal, e passado para o jogo de futebol tradicional, entre Málaga x Barcelona. Decidi voltar à partida dos EUA, só para ver quanto havia terminado o "massacre". Eis então, para minha surpresa, o placar de 27 a 21 para o Atlanta, restando pouco mais de nove minutos para acabar o jogo.

Como um touchdown, a pontuação máxima do esporte, vale seis pontos, além do ponto extra, quando o jogador chuta a bola oval, e ela passa pelas balizas no fundo do campo, tínhamos uma partida completamente em aberto. E a inesperada virada do Seatle ocorreu, quando restavam 31 segundos para terminar o duelo. Só que restando oito segundos, o Atlanta marcou um field goal (este vale três pontos) e voltou a ficar à frente do marcador: 30 a 28.  

Sobre o último jogo do final de semana, pouco assisti, da vitória do New England Patriots sobre o Houston Texans (41 a 28).

Agora as finais de conferência são as seguintes: na Conferência Americana se enfrentam Baltimore Ravens x New England Patriots; e na Conferência Nacional duelam San Francisco 49ers x Atlanta Falcons, valendo vaga no Superbowl de 03 de fevereiro.

Pelo que vi, tenho como favorito o San Francisco. No entanto, de futebol jogado com as mãos entendo pouco, para não dizer quase nada. Este post apenas foi um relato de um esporte que passei a ver com um olhar diferente, e tendo a certeza de que quando entendemos as regras, as emoções tornam-se ainda maiores. 

Falando em regras, o narrador da ESPN, Everaldo Marques, explica o básico do jogo em seu Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário