segunda-feira, 11 de junho de 2018

Perder ou empatar na estreia não é o fim em Copas do Mundo

Camarões foi uma surpresa ao derrotar a Argentina em 90

A estreia em uma Copa do Mundo sempre gera muita tensão a qualquer seleção. É, por muitos, considerado o jogo mais complicado durante a fase de grupos. É carregado de ansiedade, medo, "frio na barriga", e todo tipo de emoções que se possa sentir ou imaginar.

Mas, historicamente, nem sempre perder ou empatar na primeira partida da Copa significa que tudo estará perdido pelo resto do torneio.

Apesar de ser uma competição de tiro curto, com poucos jogos por uma mesma equipe, é possível haver recuperação.

Hoje, com o atual formato de 32 seleções divididas em oito grupos com quatro seleções cada, um país pode fazer, no máximo, sete jogos. Nas primeiras edições do torneio era ainda menor. Com poucas seleções, havia times que faziam apenas uma partida, perdeu estava fora.

Todos os campeões mundiais já perderam ao menos uma vez na estreia em Copas do Mundo. E ainda assim, conseguiram fazer grandes campanhas.

Porém, dos oito campeões, somente a Espanha conseguiu ser campeã perdendo na estreia. Foi em 2010, quando começou com derrota de 1 a 0 para a Suíça, na África do Sul.

A equipe espanhola, aliás, é a que mais perdeu em estreias de Copas do Mundo. Das 14 edições que disputou, começou com derrota em sete. Os dados foram levantados pelo perfil do Impedimento, no Twitter

Entre os campeões, o Brasil é o que está há mais tempo sem sofrer derrotas no primeiro jogo. A última vez que isso ocorreu foi em 1934, na derrota para, veja só, a Espanha, por 3 a 1. De lá pra cá já são 18 copas consecutivas sem perder, sendo 16 vitórias e dois empates, em 1974 e 1978.

A que menos perdeu na primeira partida de uma Copa foi a Alemanha. Somente uma vez, em 1982 (2 a 1 para a Argélia). E ainda assim, os alemães chegaram à final contra a Itália, que se sagrou campeã.

Mas engana-se quem pensa que a Itália começou bem aquele torneio disputado na Espanha. Na primeira fase, classificou-se com três empates. 

Outros finalistas de Copas também levaram sustos na estreia.

A Argentina protagonizou uma das maiores zebras das Copas, ao perder para a surpreendente seleção de Camarões, de Roger Millá, em 1990: 1 a 0. Mesmo assim, Maradona e cia chegaram à decisão, mas foram batidos pela Alemanha e não conseguiram repetir o feito do título de quatro anos antes.

A zebra argentina pode ser comparada com a derrota da atual campeã em 2002, a França, que também perdeu para um time africano, no caso Senegal, que fazia sua primeira participação em Copas. Também foi por 1 a 0. Mas, ao contrário dos hermanos, os franceses ficaram pela primeira fase da Copa.

A Itália, que este ano não vai disputar a Copa, foi finalista em 1994, perdendo o título nos pênaltis para o Brasil (É TETRAAA, É TETRAAA). Mas na estreia, os italianos começaram perdendo para a Irlanda, em um grupo pra lá de equilibrado. Todos os quatro times terminaram empatados com quatro pontos, com México em primeiro, Irlanda em segundo e a Itália se classificando como um dos melhores terceiros colocados, tendo uma derrota, uma vitória e um empate. A quarta e última colocada foi a Noruega, também quatro pontos.

Portanto, perder ou empatar na estreia não é sinônimo de desespero. No máximo liga o sinal de alerta. Mas, por precaução, é melhor evitar e começar já vencendo o primeiro jogo para chegar um pouco mais tranquilo aos demais.

E que os jogos comecem...

Imagem: Reprodução YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário