sábado, 2 de junho de 2018

Repetição de campeão de uma Copa a outra é algo raro de se ver

Seleção da Alemanha tetracampeã no Brasil

A seleção da Alemanha é sempre colocada entre as favoritas para conquistar a Copa do Mundo, juntamente com outras equipes campeãs mundiais como Brasil, Argentina, Espanha, Itália (que em 2018 ficou de fora), França, e assim por diante.

Mas o histórico do torneio aponta que a última vez que tivemos duas Copas do Mundo seguidas vencidas por uma mesma seleção foi há mais de 50 anos, com o Brasil, em 1958 e 1962.

Além do Brasil, a Itália foi outra seleção que conseguiu vencer duas Copas seguidas, na distante década de 1930, conquistando os torneios de 34 na própria Itália e em 38, na França.

Sua ausência na Rússia, onde poderíamos ter uma despedida digna do goleiro Buffon, foi uma surpresa para todos.

Após isso, o mais perto que vimos foram países chegando duas Copas seguidas (ou até mesmo três) na final. Com um ou outro título, ou até mesmo nenhum, como foi o caso da Holanda em 1974 e 1978 perdendo para os donos da casa Alemanha e Argentina, respectivamente.

Nas Copas de 1986, no México, e de 1990, na Itália, duas seleções protagonizaram bons duelos na final. Em 86, comandada por Diego Maradona, a Argentina derrotou a Alemanha por 3 a 2. Quatro anos depois Maradona não foi capaz de parar os alemães, que venceram por 1 a 0 e levantaram o terceiro título. 

As duas seleções voltariam a decidir uma Copa do Mundo em 2014, no Brasil, novamente com o time europeu levando a melhor, com 1 a 0 na prorrogação.

Brasil e Alemanha são as seleções que mais vezes disputaram finais de Copa do Mundo. Sete para o time brasileiro e oito para os alemães.

As equipes são as únicas, também, a disputarem três finais seguidas de Copa. Primeiro com a Alemanha em 1982, 1986 e 1990. Depois o Brasil fez em 1994, 98 e 2002.

Das sete decisões, a equipe verde-amarela perdeu somente duas, sendo a única pentacampeã, feito esse que pode ser igualado pela Alemanha agora na Rússia, já que em finais os alemães possuem 50% de aproveitamento, quatro títulos e quatro vices.

Entre os campeões mundiais que estão há mais tempo sem levantar o título principal do futebol estão Uruguai, bicampeão no Maracanã lotado em 1950 e a Inglaterra, que conquistou seu único título quando sediou o torneio, em 1966.

Caso o Brasil levante a taça seria a maior reviravolta em Copas. Ainda está muito claro na mente do torcedor os 7 a 1 sofridos na semifinal para os alemães, no Mineirão, em 2014. Mas é evidente a melhora no time com a chegada do técnico Tite e hoje dá para se dizer que o país voltou a ser protagonista entre os grandes, onde aliás, nunca saiu, mas esteve com sua reputação abalada. 

Tudo isso terá que ser provado dentro de campo, onde as coisas de fato acontecem no futebol. 

E o pontapé inicial já tem data e horário marcados, 14 de junho, meio-dia (horário de Brasília), com a abertura da Copa entre Rússia x Arábia Saudita.

Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário