quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O ano termina...

A matéria abaixo foi publicada originalmente no ClickFoz - O portal de notícias da Terra das Cataratas. Nada melhor do que finalizar o ano com boas promessas. Promessas de muitas emoções no esporte em Foz do Iguaçu! E não nos esqueçamos que 2010 também será ano de Copa do Mundo! O evento mais aguardado pelos fãs de futebol a cada quatro anos! Feliz Ano Novo. Continuarei firme e forte com o blog MZ Esporte. Porque aqui, o jornalismo esportivo é passado a limpo! Bom, pelo menos a gente tenta...



Principais eventos esportivos que acontecem em Foz do Iguaçu em 2010
Chave Ouro e Prata do Paranaense, Liga Nacional de Futsal, Copa América, todos esses do Futsal, além da Divisão de Acesso no futebol
por: Click Foz do Iguaçu - Bruno Zanette
O ano de 2010 promete ser bastante movimentado em Foz do Iguaçu. Pelo menos no setor esportivo. A cidade terá, no mínimo, cinco grandes competições para a temporada que vem por aí. São elas: Chave Ouro e Chave Prata do Futsal Paranaense; Liga Nacional de Futsal, Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense de Futebol e Copa América de Futsal.


Dois times de futsal representarão a Terra das Cataratas nos torneios estaduais. Na elite do estado, o Foz Adeafi, que em 2009 chegou às quartas-de-final, sendo eliminado pelo Cascavel, tem sua vaga garantida. O que não está mais garantido é o apoio que recebia da Secretaria de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu. A partir do próximo ano, a prefeitura passará a apoiar com mais intensidade um velho conhecido da torcida iguaçuense. O Foz Futsal, tricampeão paranaense nos anos de 1996, 97 e 01.


O time voltará à ativa, mas deverá retornar ao estadual pela Chave Prata. O time ainda disputará a Liga Nacional, torneio de clubes mais importante do país e cuja a participação se dá através de patrocínio. Esse patrocínio virá da Penalty, que fornecerá material esportivo, e a Eletrobrás. Será uma parceria com o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. A equipe de futsal carioca terá uma espécie de filial em Foz do Iguaçu, sendo que os dois primeiros uniformes do clube iguaçuense serão das mesmas cores do Vasco. Apenas o terceiro uniforme será das cores tradicionais do Foz Futsal, o verde e o branco, assim como o Foz Adeafi.


Copa América de Futsal – De 23 a 30 de Maio (antes da Copa do Mundo de futebol) acontecerá em Foz do Iguaçu a Copa América de Futsal. Os dez principais países do continente sul-americano estarão concentrados na cidade paranaense. Países como Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia e Colômiba. Os jogos acontecerão no ginásio de esportes do Costa Cavalcanti e serão transmitidos todos ao vivo pelas principais emissoras de televisão do Brasil.



Seleção brasileira de Futsal estará na Terra das Cataratas em maio

Foz do Iguaçu superou cidades como Fortaleza/CE e Santiago, no Chile, para ser eleita como sede da Copa América. Falcão, atleta da seleção brasileira e eleito por duas vezes pela FIFA como melhor jogador de futsal do mundo, estará presente. Em 20 disputas de Copa América, o Brasil ficou com o título em 18 oportunidades. Argentina e Paraguai venceram uma vez cada.


Divisão de Acesso – Foi rápida a passagem do Foz do Iguaçu Futebol Clube à Primeira Divisão do Campeonato Paranaense em 2009. Durou apenas 14 partidas e logo foi rebaixado. Em 2010, o time tentará dar a volta por cima.

Após a frustrante empreitada da dupla Arif Osman e Loiri Dalla Corte, em tentar antecipar o retorno ainda em 2009, com a equipe do Amerius (AFA), os dirigentes focam agora suas atenções novamente ao clube de maior popularidade entre os torcedores iguaçuenses.


A Divisão de Acesso (Segunda Divisão do futebol estadual) deverá começar apenas no dia 02 de Maio. Ao que parece, tempo não será problema para montar uma boa equipe, mas se dependesse da vontade de Arif, diretor-financeiro do Foz FC, o torneio começaria bem antes. “Ainda não está definida a data, mas ao que parece, ela será mesmo em 02 de Maio. Isso não é bom para nós, pois o campeonato terá que parar durante a Copa do Mundo, que começa em junho, mas os salários continuarão sendo pagos”, explica o diretor.






No último dia 14, ocorreu em Curitiba o Pré-Arbitral da Divisão de Acesso. Nele, ficou decidido que a fórmula de disputa será a mesma da edição de 2009, em respeito ao Estatuto do Torcedor. Além disso, os clubes terão até 15 de Janeiro para quitarem suas dívidas junto à tesouraria da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Existe a possibilidade de 13 equipes participarem da Divisão de Acesso em 2010. São elas: Foz do Iguaçu (rebaixado), Iguaçu (rebaixado) e Londrina (rebaixado); Pato Branco (campeão da série C) e Cascavel (vice-campeão da série C); Sport Campo Mourão, Arapongas, Portuguesa Londrinense, AFA de Umuarama, Francisco Beltrão, São José, Roma de Apucarana e Galo Maringá.



Um dos possíveis nomes para comandar o Foz do Iguaçu Futebol é Claudemir Sturion. Sturion já teve duas passagens pelo “Azulão da Fronteira”, sem muito sucesso. A primeira delas foi na Divisão de Acesso de 2007. Passou mais da metade do campeonato suspenso, por ofensas aos árbitros. Naquela ocasião, o Foz FC não conseguiu a vaga à Primeira Divisão. Sturion retornou em 2008, para as disputas da Copa Paraná. Após deixar o título do primeiro turno escapar em duas oportunidades (no empate em 1 a 1 com o Cianorte em Foz e derrota por 3 a 2 para o Londrina em Londrina), a diretoria perdeu a paciência. Após a derrota por 2 a 1 para o Nacional de Rolândia, Claudemir Sturion foi demitido.

Portanto, eventos não faltarão para o torcedor prestigiar em Foz do Iguaçu no ano de 2010. Para quem não puder acompanhar nos ginásios e estádios da cidade, não se preocupem. O ClickFoz fará uma ampla cobertura dos times da Terra das Cataratas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário