segunda-feira, 31 de maio de 2010

Irresponsabilidade de Vettel prejudica a RBR


Batida desnecessária entre Vettel e Webber


Cagada. Foi o que o alemão Sebastian Vettel, da RBR, fez ao tentar ultrapassar o companheiro de equipe, Mark Webber na 40ª volta do GP da Turquia de F-1. Isso, claro, na minha opinião. Para muitos, foi uma situação normal de corrida. Um piloto tentou a ultrapassagem, não foi feliz, acabou se tocando com outro. Mas esse toque poderia - e deveria - ter sido evitado. A imagem da equipe nos boxes, ao ver a cena ao vivo, mostrou claramente o descontentamento pelo fato.


A corrida estava praticamente ganha. Com Webber largando na pole pela terceira vez seguida, a quarta na temporada, sendo a sétima da equipe em sete corridas, a RBR caminhava tranquila para mais uma dobradinha. Vettel, que largara em terceiro, assumiu a segunda posição no momento da parada aos boxes do inglês Lewis Hamilton, da McLaren.


A disputa entre os quatro primeiros (Webber, Vettel, Hamilton e Button) era boa, mas já estava ficando monótona. Lá atrás, poucas disputas. Mesmo a Ferrari fazendo seu GP de número 800, a situação não era fácil para os pilotos Felipe Massa e Fernando Alonso. Eles terminaram em sétimo e oitavo, respectivamente.


Apenas na volta 40, é que a corrida ganhou fortes emoções. Pouco antes de chegar ao S que dá acesso à reta dos boxes, Vettel viu ali, sua grande chance de assumir a liderança da prova. Colocou o carro na esquerda, a curva era favorável a ele. Webber deu espaço, mas não muito. O resultado foi um desastrado Vettel tocando com sua roda traseira direita, na roda dianteira esquerda de Webber.


Pior para o alemão, que abandonou a corrida. Webber ainda continuou, mas precisou trocar o bico do carro, danificado, e perdeu posições para Hamilton e Button, ambos da McLaren. Foi então que os dois pilotos da equipe inglesa protagonizaram uma disputa particular pela vitória. Button tentou a ultrapassagem, Hamilton deu o X e assim, levaram seus carros a cruzarem a linha de chegada. Hamilton venceu pela primeira vez na temporada, Button chegou em segundo.


Mesmo chegando em terceiro, Mark Webber ainda lidera o mundial de pilotos, com 93 pontos. É seguido agora por Hamilton, com 88 e Button, com 84. Vettel? Caiu para quinto lugar, com 78. Antes da corrida dividia a liderança com o companheiro. Já o mundial de construtores, esse não teve jeito. Foi parar no colo da McLaren, por um ponto: 172 a 171. Felipe Massa é sétimo colocado, com 67 pontos.


E ainda reclamam do jogo de equipe da Ferrari. Só que a Scuderia italiana jamais permitiria uma situação dessas entre seus pilotos. Jamais. Quanto a Vettel, que fez gesto insinuando que Webber estava louco, deve amadurecer um pouco mais. É um grande piloto, mas muito imaturo, no auge de seus 22 anos.


A próxima etapa da F-1 será no dia 13 de junho, no GP do Canadá.
Foto: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário