terça-feira, 22 de setembro de 2009

Semana veloz na Fórmula 1

Após a reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta segunda-feira, que avaliou o caso da batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de 2008, punições foram dadas (em partes) aos principais envolvidos.


O ex-chefe de equipe, Flavio Briatore, foi banido da F1 e de todas as competições organizadas pela FIA por tempo indeterminado. Além disso, não pode mais nem empresariar pilotos, como fez com o próprio Nelsinho, e fazia com outros como Fernando Alonso, Mark Webber, por exemplo.


Pat Symonds, ex-diretor de engenharia, também foi retirado do esporte, porém, por um período menor. Em cinco anos, não poderá nem ao menos entrar em um autódromo. Quanto à Renault, essa teve uma espécie de bronca. Se dentro de dois anos, voltar a infringir o regulamento, também será banida do esporte. A McLaren deve ter achado injusta essa pena, tendo em vista a multa pesada de um milhão de dólares que recebera no ano passado, por ter confiscado projetos da rival, Ferrari.


Aos pilotos, nenhuma punição. Nelsinho Piquet, por ter ajudado nas investigações, foi isento pela entidade máxima do automobilismo mundial. Injusto, pois foi cumplíce da farsa protagonizada pelo time francês. Quanto a Fernando Alonso, não foram apresentadas provas de que realmente sabia que seria beneficiado por uma batida do companheiro, e por isso também foi absolvido.
Continuo com a opinião de que Nelsinho se autodestruiu. Dificilmente voltará a pilotar para alguma equipe séria da F1. Terá que valer muito a pena, tecnicamente falando e, principalmente, financeiramente falando. Deverá e poderá tentar a carreira em outra categoria, e a F-Indy pode ser uma opção.


Depois dessa semana conturbada, as atenções deverão se voltar ao campeonato. E novamente entra Cingapura na história, onde será disputada a 14ª etapa do Mundial. A primeira e única corrida noturna na história da categoria. Jenson Button continua líder com 80 pontos, 14 à frente do companheiro e segundo colocado Rubens Barrichello. Restam quatro corridas para terminar a temporada 2009.


E o calendário de 2010 saiu e se o campeonato continuar como nos últimos anos, com o título sendo decidido na última etapa, e tivermos brasileiro brigando pelo título, uma boa notícia: a última corrida voltará às pistas de Interlagos. Este ano ela será a penúltima etapa. Até lá, Felipe Massa estará de volta, duelando com Rubens Barrichello e quem sabe, com mais pilotos brasileiros. Antônio Pizzonia pode ser um deles, vamos aguardar.

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