sábado, 6 de fevereiro de 2010

Data e fórmula da Chave Ouro definidas

O Campeonato Paranaense de Futsal da Chave Ouro já tem data de início, previsão de término, tabela de jogos - com datas que poderão ser alteradas - e nova fórmula de disputa. Tudo isso foi definido neste sábado (6) no arbitral realizado em Foz do Iguaçu.


Um dos torneios estaduais mais importantes do país começa no dia 13 de março e sua final está prevista para acontecer em 24 de novembro. Serão 16 equipes participantes, sendo duas de Foz do Iguaçu. A cidade de tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, contará com a Adeafi, que disputa a Chave Ouro desde 2008, quando subiu com o título conquistado em 2007 e com o Foz Futsal, tricampeão paranaense em 1996, 97 e 2001 e que retoma suas atividades tanto na Chave Prata, quanto na Ouro.


Na Ouro jogará com a vaga pertencente ao Francisco Beltrão, por isso algumas partidas serão disputadas lá também. No arbitral, quem participou foi um representante de Francisco Beltrão. No CNPJ está registrado a equipe beltronense. Apenas no nome fantasia consta Foz Futsal. Os jogadores terão sua sede em Foz do Iguaçu, os salários também serão pagos por aqui.


Já na Chave Prata, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer dará oportunidades a jogadores de Foz do Iguaçu. "Será um trabalho para valorizar a juventude iguaçuense. Tentaremos resgatar a boa escola de futsal existente aqui. Daremos mais oportunidades aos jogadores que representarão o município nos Jogos da Juventude este ano", disse o supervisor do Foz Futsal, "Azeitona".


O time até estava inscrito na Chave Bronze, onde realmente deveria começar, mas uma equipe desistiu na Prata, e por isso surgiu a oportunidade. Ao contrário do que disseram ao longo da semana passada, Anderson preferiu jogar na Adeafi, e não no Foz Futsal. "Foi uma decisão dele, e espero que o Anderson seja muito feliz", limitou-se a dizer "Azeitona".


"Ele deu sua palavra, antes de viajar de férias, que fecharia conosco. E o Anderson é um homem de palavra", comemorou o presidente da Adeafi, Valdeci Rolim de Freita. Ele confirmou também a volta do treinador Joel de Locco. Joel foi campeão da Chave Prata em 2007 com a Adeafi e levou o time até as semifinais em 2008, caindo sem derrotas para o Umuarama. Como o regulamento determinava que a equipe que tivesse melhor campanha na primeira fase jogaria por três empates para se classificar, foi o que ocorreu. Nenhum outro time havia conseguido arrancar pontos do Umuarama no ginásio Amário Vieira da Costa, apenas a Adeafi conseguiu tal feito. Joel tem uma rica passagem pelo futsal de Foz do Iguaçu. No Foz Futsal conquistou dois títulos paranaenses. Os de 1997 e 2001. Comandou também equipes como o Rio Branco de Paranaguá, esteve na comissão técnica do Cascavel e comandou o Cascavel sub-20 em 2009.


Quanto a fórmula de disputa, prevaleceu a união dos dirigentes das 16 equipes e escolheram a junção dos dois modelos propostos por Umuarama e Guarapuava. Com isso os 16 times jogam entre si em turno único na primeira fase, classificando 12. Esses 12 se dividem em dois grupos com seis cada, jogando em turno e returno e classificando quatro de cada grupo.


Na terceira fase, ao invés de playoff, como era antes, as oito equipes serão divididas em dois grupos com quatro times cada, novamente jogando em dois turnos, de onde sairão os dois primeiros de cada grupo. Aí sim começará os jogos eliminatórios (semifinais) onde o time que tiver melhor campanha nas duas primeiras fases (proposta do Umuarama, antes era apenas na primeira fase) decidirá em casa. Valerá também para a final.


Com isso, mais datas serão agendadas para o calendário, havendo a necessidade de partidas serem realizadas em mais de um dia da semana, além de todos os sábados.


A FPFS também exigirá em 2010 que todas as equipes relacionem na primeira fase pelo menos dois atletas com idade entre 17 e 20 anos, entre os 12 que serão relacionados a cada partida. Uma medida pensando no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-20. Por isso a FPFS precisa que seus atletas treinem em boas equipes. Nem todos concordaram, apesar de ter sido feita uma votação. "Se eu fosse dirigente teria votado contra, pois foi imposto pela Federação e não traz benefícios aos clubes", esbravejou Joel de Locco, mostrando não ter mudado nada o seu jeito de ser.


Abaixo você confere os jogos da primeira rodada da competição. Foz Adeafi e Foz Futsal deverão se enfrentar na décima rodada.

Copagril Marechal x Clevelândia
Umuarama x Aquárius/Telêmaco Borba
Cascavel x Marreco
São Miguel x Palotina
Foz Adeafi x São Lucas Paranavaí
Guarapuava x Paraná Clube
Ciagym Maringá x Campo Mourão
Colégio Londrinense x Foz Futsal/Francisco Beltrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário