domingo, 28 de fevereiro de 2010

"E é Touchdownnnnnn"


Troféu Vote Cataratas merecia uma mesa melhor



Uma emocionante partida de futebol americano foi o que vi neste domingo (28) no estádio Pedro Basso, em Foz do Iguaçu. Foz Black Sharks e Corinthians Steamrollers mostraram estar em crescente evolução nesta modalidade ainda pouco conhecida no Brasil. Afinal, são poucos os que possuem assinatura de TV a cabo no país. Se bem que isso tem diminuído com as chamadas "TV a gato", compradas no Paraguai. Bons tempos eram os que a Band transmitia os jogos da NFL (liga de futebol americano dos EUA) em TV aberta.


As regras podem parecer complicadas à primeira vista, mas basta assistir a um jogo, o conceito começará a mudar. Ainda não domino todas, confesso, mas acredito que as principais deu para captar. Como não tenho absoluta certeza das que eu sei, prefiro não comentá-las aqui; irei me limitar apenas a comentar o jogo em si.


Por muito pouco os Tubarões Negros não saíram vitoriosos. Chegaram abrir sete pontos, quando venciam por 22 a 15, a maior vantagem da partida; os Steamrollers foram buscar o resultado. Com dois touchdowns no último período (a pontuação máxima, seis pontos), o time paulista virou o placar para 27 a 22. O Foz ainda tentou uma reação no final, mas foi em vão.


Com a vitória, o Corinthians Steamrollers leva para a casa o troféu "Vote Cataratas", em propaganda à campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Agora começarão a pensar no torneio Touchdown, uma espécie de Campeonato Brasileiro da modalidade. Já o Foz Black Sharks disputará o Paranaense pela segunda vez na história. Na primeira vez terminou em terceiro, agora almeja mais. A estreia será dia 13 de março, em casa, contra o Curitiba Brown Spiders.


A melhor recordação que levarei do jogo? Será a boa conversa que tive nos bastidores com André José Adler, repórter free-lancer dos canais ESPN no Brasil, especialista em futebol americano. Adler é pessoa muito simpática, parecia que nos conhecíamos há anos, e o mais importante, não perdeu a humildade. Pena que a estada dele foi curta em Foz, mas haverá outras oportunidades de encontrá-lo.


E quanto ao futebol americano em Foz do Iguaçu? Imagino que seja questão de tempo até os iguaçuenses tomarem gosto pelo esporte.
Foto: Bruno Zanette - ClickFoz

Um comentário:

  1. Valeu, Bruno!

    Ainda vamos conversar muito! Quero voltar à Foz sempre que me convidarem. E mais uns jogos e acho q o público daí vai viciar na bola oval!!

    Grande abraço

    Adler

    ResponderExcluir