sábado, 13 de fevereiro de 2010

Jogos de Inverno começam de luto


Momento do acidente fatal do atleta Nodar Kumaritashvilli, da Geórgia



Mal começou as Olimpíadas de Inverno 2010 em Vancouver, no Canadá, e elas já foram marcadas por uma fatalidade. Na sexta-feira (12) durante os treinos de luge, uma espécie de trenó individual, o atleta da Geórgia Nodar Kumaritashvilli perdeu o controle em uma das curvas e se chocou com um poste metálico, batendo suas costas a mais de 140 km.


Nodar chegou a ser atendido e levado ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois. É a primeira vez que um atleta morre durante os treinamentos, antes da abertura das Olimpíadas de Inverno, que ocorreram na noite da mesma sexta.


A fatalidade chocou toda a nação olímpica. A Geórgia cogitou retirar sua delegação dos Jogos de Invernos, mas voltaram atrás na decisão. Desfilaram todos de luto, evidente.


Neste sábado, a Federação Internacional de luge fez uma avaliação e concluiu que a causa do acidente foi cometida por erro do próprio atleta, e não por defeitos da pista como chegou a se especular.


"Não havia indicação alguma de que o acidente foi causado por deficiências na pista. Ele (Nodar Kumaritashvilli) entrou rápido na última curva e embora tenha tentado corrigir o problema, acabou perdendo o controle do trenó e sofreu o trágico acidente", disse a Federação em comunicado oficial.


No entanto, membros do Comitê Olímpico Internacional disseram anteriormente que a pista é uma das mais rápidas do mundo, e seus riscos são muito grandes. Pouco antes do acidente que vitimou Nodar, outro georgiano quase se acidentou, mas conseguiu controlar o trenó. Os competidores ficaram abalados com a notícia da morte e não estranha o fato de estarem com medo de competir. A organização da prova espera o aval dos atletas para saber se estarão em condições psicológicas ideiais para competirem. Do contrário, a disputa poderá ser suspensa.


Primeiro ouro - A primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno 2010 saiu neste sábado (13) para o suíço Simon Ammann. A conquista veio no salto de esqui, disputada na montanha de Whistler. Ammann saltou incríveis 105 metros de distância, superando Adam Malysz, da Polônia que ficou com a prata e o austríaco Gregor Schilierenzauer, medalhista de bronze.
Foto: Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário