segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Luciano do Valle e os elogios a Foz do Iguaçu


Luciano do Valle, narrador da TV Bandeirantes

É natural que jornalistas, principalmente os esportivos, tenham opiniões formadas. A imparcialidade é praticamente uma ilusão, no entanto, a constante busca pela isenção dos fatos é primordial na carreira. Jornalista esportivo até pode torcer para um determinado clube, desde que deixe isso claro ao torcedor. E quando for falar ou escrever sobre o time do coração, não se deve deixar levar pela emoção, mas sim pela razão. Parece complicado, mas é assim que tem que ser.

Agora, estranho é um famoso locutor esportivo, de uma hora pra outra rasgar elogios a uma cidade onde esteve poucas vezes, e na maioria delas a trabalho. Trata-se de Luciano do Valle, narrador da TV Bandeirantes. Tudo bem que todas as pessoas que vêm a Foz do Iguaçu se encantam pelas belezas naturais e tecnológicas aqui existentes, como as Cataratas e a usina de Itaipu. Além da oportunidade de poder visitar dois países num único dia, como a Argentina e o Paraguai. Mas aí, a ponto de em cada transmissão, citar a cidade como se fosse o paraíso do mundo, já é de se desconfiar.

E a forma como Luciano do Valle fala de Foz é no mínimo duvidosa. Na maioria das vezes envolve o prefeito Paulo Mac Donald, o superintendente de comunicação de Itaipu, Gilmar Piolla, o diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek e o secretário de esportes Márcio Ferreira. Seja um abraço daqui, um comentário ali, não importa. Eles sempre são citados nas transmissões da Band.

Há quem diga que Luciano do Valle quer transformar Foz do Iguaçu num centro de treinamento para a seleção feminina de futebol. A cidade realmente tem a ganhar, principalmente com a Copa de 2014 e tendo Curitiba como uma das sedes. Uma viagem de avião entre Foz e a capital paranaense leva menos de uma hora. Ouvi também o narrador Doniseti Melo comentar na Rádio Cultura neste domingo (17), que Foz poderá ser uma sub-sede do Mundial Feminino de 2015. Tudo isso, claro, tendo o nome do Luciano do Valle envolvido.

A troco de quê ele investiria tanto por aqui e faria tantos comentários a respeito de Foz? Imagino que de graça, não seria. Mas essa história de que Luciano do Valle estaria ganhando dinheiro para falar bem de um determinado local, já foi denunciada anteriormente, por Jorge Kajuru.

Os negócios que trouxeram o narrador Luciano do Valle até Foz do Iguaçu ainda são bastante desconhecidos pela população iguaçuense. Torço para que seja benéfico à cidade, e não penso que seja diferente. Se for para o bem de Foz, será muito bem-vindo. Só acho que ele poderia esclarecer melhor esse interesse repentino por aqui. E isso poderá ser feito através da imprensa. Uma entrevista com ele virá a calhar. Aguardo o momento de fazê-la.
Foto: Divulgação

2 comentários:

  1. Se o mundo já não tem mais concerto!Qual será o ranking do brasil nesta disputa???...

    ResponderExcluir
  2. Foz do Iguaçú,do jeito que a barcaça furada vai...então nem se fala!!!...

    ResponderExcluir