terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Foz do Iguaçu de volta ao calendário esportivo do Kart


O kart é a base dos pilotos da F-1


A base de todo grande piloto de Fórmula 1, é o kart. Foi lá que surgiram nomes de campeões mundiais como Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Nelson Piquet, Alain Prost, Ayrton Senna, Michael Schumacher, Damon Hill, Jenson Button, Lewis Hamilton, entre outros. Muitos pilotos costumam usar todo aprendizado adquirido no kartismo, pelo resto de suas carreiras.


Brasileiro já é apaixonado por F-1, em virtude dos desempenhos de Fittipaldi, Piquet e Senna. Todos campeões por mais de uma vez. Não é de se estranhar, portanto, que ele mostre interesse também pelas corridas destes pequenos veículos automotor com embreagem automática. Nos grandes centros, como São Paulo e cidades vizinhas, é quase uma febre. No interior do Paraná, também.


Por isso acredito que a decisão tomada pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) no último sábado (16) em Campo Mourão, em aumentar o número de etapas das competições estaduais, foi a mais correta. Quem irá se beneficiar com isso são as cidades de Londrina e Foz do Iguaçu. Elas passarão a integrar o calendário da FPrA.


Foz do Iguaçu será palco da segunda etapa da Copa Paraná, no dia 30 de maio, no kartódromo do Adrena Kart, na Vila Yolanda. Londrina receberá a segunda e decisiva etapa do Campeonato Paranaense, no dia 14 de novembro.


A Federação alterou ainda o sistema de pontuação da Copa Paraná, passando a ter um peso maior a cada corrida. Na primeira, o vencedor conquistará 11 pontos; 13 na segunda; 15 na terceira; 17 na quarta; 19 na quinta; e 22 na sexta. Os dirigentes da FPrA pretendem com isso aumentar a competitividade e levar a decisão do título cada vez mais para as últimas etapas. Se vão conseguir, só o tempo irá dizer.


Agora, quanto a Foz voltar a fazer parte do calendário, particularmente acho muito bom, pois existem muitos fãs e competidores desta modalidade por aqui. Pilotos como Pedro Rodrigues, Felipe Balbuena e muitos outros. Sem falar que pode movimentar a economia do município com a vinda de pessoas de fora, sejam eles competidores ou da organização do evento. Espero que a cidade entre no calendário, para dele não mais sair.
Foto: Orlei Silva/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário