sábado, 9 de janeiro de 2010

Segurança em xeque no continente africano

A violência entrou em campo nesta sexta-feira (8) no continente africano. A poucos meses da realização da primeira Copa do Mundo naquele local, um atentado contra a seleção de Togo, que viajava até Angola para a disputa da Copa Africana de Nações, deixou em alerta comissários da FIFA sobre a segurança do evento.

É claro que são países e situações diferentes, mas o risco é sempre iminente. O ataque ocorreu na região de Cabinda, que pertence a Angola, mas é separado geograficamente do país e fica entre o Congo e a República Democrática do Congo. Rebeldes das Forças de Libertação do Estado de Cabinda (Flec) assumiram a autoria da ação terrorista. Cabinda é um território rico em petróleo e é assolado por um conflito separatista desde a independência de Angola, em 1975.

Ao viajar de ônibus entre o Congo, onde estava concentrada, e Cabinda (distantes cerca de 120 Km), a delegação togolesa foi recebida a tiros de metralhadora, na fronteira, ao entrar na região angolana. O motorista do ônibus morreu na hora. Outras duas pessoas morreram horas depois, no hospital. São eles, o assessor de imprensa da Federação Togolesa de Futebol e o assistente-técnico da seleção de Togo. Dois jogadores foram feridos. O goleiro reserva Kodjovi Obilalé e o zagueiro Serge Akakpo.

Obilalé, que recebeu dois tiros, foi transferido para um hospital em Joanesburgo, na África do Sul. Seu estado de saúde é grave, porém estável. Ele corre risco de perder os movimentos das pernas. Alguns clubes ingleses, que possuem muitos atletas africanos que estão na disputa da Copa Africana de Nações, ameaçam retirar seus jogadores de Angola, caso a FIFA não ofereça segurança aos atletas. Mesmo com todo o incidente, a Confederação Africana de Futebol (CAF), confirmou a realização do evento. No entanto, Togo que está no grupo B ao lado de Gana, Costa do Marfim (que será adversário do Brasil na Copa do Mundo) e Burkina Fasso, já adiantou que não participará mais da competição. A seleção está tentando convencer também outras delegações a fazerem o mesmo.

O jogo de abertura da Copa Africana de Nações acontece neste domingo (10) entre Angola e Mali, às 17h, horário de Brasília. Apesar do presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2010, Danny Jordaan, dizer que o atentado ocorrido contra Togo em Angola não afetará a realização do maior torneio de futebol do planeta que começa no dia 11 de junho, segurança reforçada não será nenhum exagero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário