sábado, 30 de janeiro de 2010

Foz Futsal muito perto da Chave Ouro




Se por um lado já está certo que o Foz Futsal, equipe que foi tricampeã paranaense em 1997, 96 e 01 e está de volta, disputará a Liga Nacional com patrocínio da Penalty, Unimed, Correios e Itaipu Binacional, além de uma parceria com o Vasco da Gama, por outro ainda não se sabe por qual divisão o clube jogará no Campeonato Paranaense de 2010.


Conforme disse esta semana o secretário de Esportes de Foz do Iguaçu, Márcio Ferreira, a equipe está inscrita na Chave Bronze, mas aguarda uma decisão nos próximos dias, para saber se poderá jogar direto na Chave Ouro. Essa decisão seria a desistência de uma equipe da Ouro. Pato Branco já desistiu, mas abrirá vaga a um time da Chave Prata. Restou o Beltrão Futsal.


São fortes as chances do time beltronense jogar a Chave Ouro por outra cidade. Esta cidade provavelmente será Foz do Iguaçu. Situação semelhante a do AFA na Divisão de Acesso do futebol em 2009, quando mandou os jogos no estádio do ABC e teve seus salários pagos pelos dirigentes do Foz Futebol Clube.


A SMEL (Secretaria de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu) e que coordena o Foz Futsal, já teria pago a primeira parcela da inscrição do Beltrão Futsal na Chave Ouro. 99,9% está acertado. O 0,01% deverá vir da Federação Paranaense de Futebol de Salão, confirmando essa transferência de cidade. No máximo nesta semana, os torcedores deverão ter a notícia confirmada, se a cidade terá um novo time na Chave Ouro.


O Foz Futsal já começou a temporada, realizando exames cardíacos e ortopédicos no hospital Unimed, na última sexta-feira (29). Já o Foz Adeafi, equipe que subiu em 2007 e teve bons resultados na Chave Ouro em 2008 e 2009 ainda não fez contratações. O presidente do clube, Valdeci Rolim de Freita está perto de anunciar o treinador Joel de Locco para o comando. Experiente, Joel trabalhou por muitos anos em Foz do Iguaçu, inclusive no Foz Futsal, onde foi campeão paranaense em 1997 e 2001.


O jogador Anderson também poderá voltar ao Foz Adeafi, clube pelo qual jogou e foi artilheiro em 2009, com 17 gols. Mas o Foz Futsal também o quer e já fez inclusive proposta oficial. O atleta estuda as duas propostas e decide nos próximos dias por onde jogará. Certo mesmo é que depois de curtas passagens pelo Cazaquistão e Itália, o "Anjo Loiro" está de volta à cidade que sempre o acolheu.


Mas há também na Adeafi o sério problema da falta de apoio da SMEL. A cidade tem como norma, ceder praças esportivas a times que representem o município em torneios oficiais. Mas não parece ser esta a intenção de Márcio Ferreira. Em entrevista ao portal de notícias ClickFoz, Ferreira disse que os principais ginásios da cidade estarão ocupados ao longo do ano.


O Costa Cavalcanti será palco dos jogos do Foz Futsal, além de treinamentos. Também deverá ser usado pelas equipes Sub-20 de futsal, além das equipes femininas. No Sebastião Flor, o vôlei terá prioridade; mesma situação do basquete na Asserpi. Restaria o ginásio Ronaldo Schimidel Nunes, no Morumbi. Mesmo ele sendo usado pelo handebol, onde as medidas de quadra não variam entre as modalidades, o secretário não pôde garantir a utilização deste local pelo Foz Adeafi. Ficará complicado mandar partidas da Chave Ouro desta maneira.


Mas por que esta represália? Porque a prefeitura de Foz não tem mais vínculo com a Associação dos Atletas Amadores de Foz do Iguaçu. A Adeafi, por muitos anos foi a responsável pelas finanças da SMEL. Aos poucos foi ganhando espaço e em 2007 resolveram inscrever uma equipe de futsal na Chave Prata, na vaga deixada pelo Foz Futsal. O time, na época comandado por Joel de Locco e tendo José Cavalcante como presidente, subiu e em 2008, com recursos escassos, foi semifinalista na Ouro e em 2009 caiu nas quartas-de-final diante do Cascavel. Este contrato com a prefeitura de Foz e a Adeafi acabou, e ao que parece, não foi renovado.


Com isso, aumentam as chances do presidente Valdeci Rolim de Freita entrar em contato com a prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, município a cerca de 20 km de Foz, e mandar os jogos da Ouro por lá. Vale lembrar que a vaga é da Adeafi, e o time pode fazer isso, se assim desejar. A prefeitura de Santa Terezinha mostrou interesse na ideia. Para a cidade seria benéfico ter um time na principal divisão estadual do futsal. Mas por enquanto, a Adeafi ainda está sediada em Foz do Iguaçu. Vamos aguardar os novos desfechos destes capítulos cada vez mais obscuros do futsal iguaçuense, que já foram de tantas glórias.


Fica aqui a sugestão deste blogueiro que vos escreve. Espero que seja lida pelo secretário Márcio Ferreira. Independente de qual seja a Chave que o Foz Futsal irá jogar no Paranaense, por que a prefeitura não disponibiliza o ginásio Costa Cavalcanti ao Foz Adeafi quando o Foz Futsal jogar fora da cidade, ou utiliza os jogos da Adeafi como uma preliminar dos jogos do Foz Futsal?


Seria a maneira mais sensata e garanto que o torcedor irá adorar a ideia. O dinheiro dos ingressos poderia ser dividido entre os dois times. Seria como o Maracanã há poucos anos atrás no Estadual. Rodadas duplas, sempre com um bom público. O iguaçuense adora o futsal, tenho certeza que reclamar ele não iria. Todos sairiam ganhando. A cidade teria dois times em alto nível e a Adeafi não precisaria mandar seus jogos no município vizinho. O recado está dado, a decisão caberá às partes competentes.
Foto: Ilustração

Nenhum comentário:

Postar um comentário