quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sturion novamente no Foz FC


Claudemir Sturion pela terceira vez no Foz FC


Novamente Claudemir Sturion irá treinar a equipe do Foz do Iguaçu Futebol Clube. É a terceira vez que isso acontece. Na primeira - em 2007 - ficou mais suspenso por ofensas aos árbitros, do que à beira do gramado, orientando seus jogadores. Resultado: o Foz FC não subiu à Primeira Divisão Paranaense. Logicamente não subiu apenas por isso, mas de alguma forma influenciou.

Em 2008 veio para dirigir o time na Copa Paraná. Torneio mais importante até então disputado pelo Foz FC, já que valia uma vaga para a recém criada série D do Campeonato Brasileiro de 2009 e Copa do Brasil de 2010. Uma participação um tanto quanto forçada, pois apenas quem se classificava à Primeira Divisão, é que tinha chance de disputar. O Nacional de Rolândia, campeão do Acesso em 2008 com o Sturion, estava garantido. O Foz ainda brigava na justiça contra o Operário. Afinal, a segunda vaga à Primeira ficou comprometida por uma briga que não começara pelo Foz, vale lembrar. Mas isso não vem ao caso agora.

O fato é que Sturion era treinador do Foz na Copa Paraná, e perdeu uma chance de ouro, em duas oportunidades, de conquistar o 1º turno e garantir automaticamente vaga na final. Aí, caso ganhasse o 2º turno, nem precisaria disputar a final. Primeiro foi contra o Cianorte, no ABC. Bastava vencer, que seria campeão por uma rodada. Empatou. Teve nova chance em Londrina, contra o Tubarão do Norte. Bastava empatar. Terminou o primeiro tempo perdendo por 3 a 0.

Este blogueiro que vos escreve agora, então na equipe Só Esportes, da Rádio Foz AM, tentou falar com o treinador iguaçuense no momento em que ele se dirigia ao vestiário. Perguntei o que ele tinha a dizer aos torcedores sobre a derrota parcial na primeira etapa. Escutei um sonoro "você não viu o que aconteceu?". Sorte minha estar com fones de ouvido, que diminuiram o impacto. Como se os repórteres tivessem culpa da derrota parcial.

O Foz FC reagiu e marcou dois gols, mas terminou 3 a 2. No segundo turno foi um fiasco. Logo no primeiro jogo, perdeu para o Nacional por 2 a 1 no ABC, e foi então demitido. Saiu dizendo que a diretoria do clube, formada por Loiri Dalla Corte, o Loli (presidente) e Arif Osman (diretor-financeiro) era amadora. Menos de um ano se passou, a diretoria permanece com as mesmas pessoas, e estas mesmas pessoas contrataram novamente o Sturion. Ouvi dizer que Carlos Alberto Soav, o Betão, mandado embora em 2008 por causa de um jogador que fez corpo mole e por não ter aceitado a defesa dos dirigentes ao atleta, estaria na lista de contratações. Sou suspeito em falar, porque sou fã do Betão, mas acredito que teria sido melhor do que Sturion.

A visão que tenho do Claudemir, é que ele é um tanto quanto retranqueiro. Até aí, tudo bem, gosto de equipes assim, mas existem momentos em que o time precisa se soltar mais, ir além de suas expectativas. Respeito-o como treinador, foi campeão em 2008 doAcesso com o Nacional de Rolândia e praticamente subiu o Operário à Primeira após 15 anos, pois foi mandado embora restando duas rodadas para acabar o campeonato.

Em sua terceira passagem pelo Foz FC, não desfez as palavras ditas um ano antes, de que a diretoria era "amadora". Disse inclusive que eles até concordaram. Mas para mudar, precisam agir como profissionais. E para isso, poderiam começar contratando um gerente de futebol, que já foi pedido por Sturion. Claudemir ficará na cidade no final de semana para avaliar um torneio que acontece no estádio do ABC. Alguns jogadores poderão ser usados na equipe profissional do Foz.

É extremamente importante dar valor a jogadores da cidade, e mesclar com algumas contratações de fora também. Restando pouco mais de três meses para o início do Campeonato, a diretoria já anunciando um treinador, é sinal de que continuam agindo sério com o time. Talvez seja este o início das mudanças exigidas pelo treinador para que o Foz FC trilhe os caminhos da vitória e possa novamente disputar a Primeira Divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário