sábado, 16 de janeiro de 2010

Um argentino no comando da seleção masculina brasileira de basquete


Rubén Magnano tem a missão resgatar os bons resultados do basquete brasileiro


Certamente algo que dificilmente veremos no futebol brasileiro, aconteceu no basquete. O argentino Rubén Magnano, campeão mundial em 2002 e medalha de ouro em Atenas 2004, ambos conquistados com a Argentina, será o novo treinador da seleção masculina brasileira de basquete. Ele substitui o espanhol Moncho Monsalve, que foi campeão da Copa América em 2009, em Porto Rico.

O acerto aconteceu na noite desta sexta-feira, em São Paulo. Magnano terá como grande desafio, resgatar as conquistas já obtidas pelo basquete nacional e, claro, levar novamente o país a uma Olimpíada, o que não ocorre desde 1996, em Atlanta. Seu primeiro torneio será em agosto no Mundial, na Turquia, onde o Brasil está no grupo B, ao lado do forte time dos Estados Unidos, Irã, Tunísia, Croácia e Eslovênia. Caso passe de fase, poderá ter um curioso duelo contra seu país de origem, a Argentina, lutando pela próxima etapa.

De acordo com Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o contrato de Rubén Magnano vai até o pré-olímpico mundial, em 2012, podendo se estender até as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Rubén Magnano é considerado um dos melhores treinadores da Argentina. Aos 55 anos, possui mais de 20 títulos na carreira. Foi tetracampeão sulamericano e argentino com o Atenas de Córdoba, clube pelo qual comandou em três oportunidades distintas, sendo a primeira em 1990 e a última em 2009, antes de aceitar o convite da CBB. Também treinou equipes do exterior, como da Itália e Espanha, por exemplo.

É mais um estrangeiro que está no comando da seleção brasileira masculina de basquete. E ainda por cima argentino. Não sejamos hipócritas, pois sabemos que no esporte, os resultados são sempre fundamentais. E se eles não vinham com treinadores nacionais, não vejo mal algum em buscar elementos de fora. Acredito que os jogadores também pensem assim, haja vista o modo como se davam bem com Monsalve. Tomara que Magnano possa fazer um bom trabalho no basquetebol brasileiro, e consiga elevar ainda mais o nível deste esporte tão praticado quanto o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário