quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Um torneio que não existe mais

É difícil levar o esporte a sério em Foz do Iguaçu. Digo porque. No final de novembro, a assessoria de imprensa da Itaipu Binacional enviou aos veículos de comunicação um release dizendo que a cidade de Foz seria sede da Copa América de Futsal em maio.


No texto, dizia que o empresário Enio Eidt, então presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, acompanhou em Assunção, capital do Paraguai e sede da Confederação Sulamericana de Futebol, toda a "negociação" para a escolha da cidade-sede da Copa América. Ainda de acordo com o informativo, estavam presentes o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald e o Diretor-Geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek.


A Copa América é o torneio de seleções mais importante da América Latina. Em 20 edições, o Brasil venceu 18; Argentina e Paraguai uma vez cada. Além destas três seleções, participam do torneio a Colômbia, Uruguai, Venezuela, Peru, Bolívia, Chile e Equador. Emissoras de TV de toda a América Latina estariam, durante uma semana (23 a 30 de maio), em Foz do Iguaçu. Estariam?


Pois é, não estarão mais. Os empresários de Foz fizeram festa, anunciaram a cidade como sede da Copa América eno final, esqueceram "apenas" de avisar a CBFS (Confeferação Brasileira de Futebol de Salão). Liguei lá em Fortaleza/CE, na tarde desta quarta (27), mandaram-me ligar a Goiânia/GO, onde fica a assessoria de imprensa da entidade. A resposta do assessor de imprensa, Rafael, foi a seguinte: "Não há informação deste campeonato no calendário da seleção brasileira de futsal".


Não há? Como assim não há? Foz do Iguaçu não estava pronta para receber os jogos no ginásio de esportes do Costa Cavalcanti? Bola fora. Pra começar, a Copa América de Futsal é disputada a cada cinco anos. A última foi disputada em 2008! Isto significa, que a próxima só deverá ser disputada em 2013. Mas os jornalista não levaram isto em consideração, pois as competições da Confederação Sulamericana de Futebol nunca seguiram uma sequência correta.


Nesta quinta-feira (28), saberei, ou não, os motivos de terem anunciado afobadamente um torneio que não virá a Foz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário